Diante desse contexto, vale ressaltar a falta de leis como um fator atuante para a consolidação da problemática. Sob essa ótica, a Constituição Federal de 1988 garante a preservação da integridade de cada indivíduo no meio em que está inserido. Todavia, nota-se uma negligência da parte do estado, que falha na aplicação desse princípio, e nem sequer age para a manutenção dessa lei enfraquecida que permite a cidadão despreparado possuir uma arma, além da facilidade na aquisição do bem. Desse modo, é essencial uma reciclagem nos documentos jurídicos, para tornar menos acessíveis esses projéteis que, para todos, proporcionam grandes riscos.
Ademais, é indubitável que o egoísmo da população é outro complexo dificultador. Para Bauman, o individualismo é o maior conflito pós-modernidade, o que fica evidente à medida em que as pessoas optam por proteger — teoricamente — a própria pele, quando é possível agir nas raízes daquilo que leva o povo a defender essa crescente. Assim, o que primordialmente era para ser instrumento de defesa pessoal passa a ser algo que corrobora para o aumento do número de homicídios, que todo ano piora.
Depreende-se, portanto a necessidade de reverter esse impasse. Dessarte, é coerente que as lideranças governamentais promovam a popularização de campanhas que ilustrem os malefícios de ter uma arma, além da criação de projetos fortalecedores da lei. Isso deve ser feito por meio do Poder Legislativo, com a realização de votações no plenário, a fim de entrar em um consenso e instaurar o que é melhor para seus eleitores, pois de acordo com o 1° Artigo da Constituição supracitada, quem exerce o poder é o povo, por intermédio dos seus representantes eleitos. Assim, a obra do escritor inglês estará mais próxima de entrar em vigor na sociedade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada