Avatar do usuário
Por thayolivb
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#79647
(Sim pessoal, coube na folha de redação)

A renomada Escola de Frankfurt, aglomera relevantes teorias filosóficas acerca da modernidade e explicita, no enxerto sobre “indústria cultural”, a manipulação da sociedade pelas mídias na medida em que essas últimas se tornam “industrializadas” ao determinarem, de forma massificada e destrutiva, as diretrizes culturais de sua época. Nesse sentido, as redes sociais corroboram para a alienação do corpo civil e exercem influência negativa no comportamento dos usuários. Exemplo dessa infeliz conjuntura é a ascensão do Tik Tok, recente plataforma destinada à criação e ao compartilhamento de vídeos curtos, uma vez que ela normatiza más condutas e abala relações profissionais essenciais à comunidade.
Logo, é primordial destacar que mídias como as supracitadas intensificam, em seus usuários, a dissolução de senso crítico. Sobre essa problemática, a filósofa Hannah Arendt aponta a tendência de banalização do mal presente nas sociedades hodiernas. De acordo com ela, ações malignas são facilmente normatizadas caso sejam compreendidas como expressões dos valores culturais de uma época. Sendo assim, é fato que essa lógica se aplica, inclusive, à experiência online dos internautas, já que, no Tik Tok, permeados por humor e descontração, os mesmos podem ter sua criticidade deturpada, sendo induzidos a confundir xingamentos e outra transgressões éticas a piadas inofensivas. Uma vez que isso acontece, o corpo civil torna-se alienado, ou seja, alheio a noções decerto e errado, propiciando disseminação do mal nesses ambientes por não se oporem a tais atos.
Outrossim, é indubitável que tal cenário impacta o comportamento de especialistas, levando-os a expor e denegrir seus clientes. Prova explícita desse fato foi a postagem, pela cirurgiã plástica Caren Trisoglio, no Tik Tok, de vídeos seus manuseando indevidamente pele e gordura de pacientes, ato repulsivo compartilhado por inúmeros espectadores. Dito isso, fica claro que a alienação pode degradar relações profissionais na medida em que influencia médicos e advogados a desrespeitarem seus contratantes.
Portanto, objetivando atenuar esse quadro de controle comportamental pela indústria cultural, é mister que o Estado, em consonância com o Ministério da Educação e com suas Secretarias, promova a conscientização acerca desse imbróglio. Tal ação deve ser viabilizada por meio de palestras com especialistas no assunto em escolas da rede pública e privada. Estas, devem ser ministradas a todos os alunos, desde as séries iniciais, com o fito de informar. Somente assim, poder-se-á atenuar o impacto destrutivo que o Tik Tok tem causado.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por thayolivb
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#79774
Ooi, pessoal, tudo bem com vocês? podem, por gentileza, dar uma olhadinha na minha redação e enumerar alguns pontos que precisam ser melhorados? Vocês são demais, sempre cresço muito com as críticas construtivas. Desde já, obrigada!!
0
Avatar do usuário
Por thayolivb
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#80055
@EuDavila, obrigada pela correção! Me explica porque 160 na conclusão? para que eu possa melhorar da próxima vez...
0
Avatar do usuário
Por Fortes
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#80159
Olá, @thayolivb. Aqui está a correção dirigida da sua redação referente ao tema "A influência do tik tok no comportamento dos usuários brasileiros". Espero que você faça um bom proveito desse material e, com ele, busque evoluir. Um abraço redacional e um imenso desejo de sucesso! :D

A renomada Escola de Frankfurt (1), aglomera relevantes teorias filosóficas acerca da modernidade e explicita, no enxerto (2) sobre “indústria cultural”, a manipulação da sociedade pelas mídias na medida em que essas últimas (3) se tornam “industrializadas” ao determinarem, de forma massificada e destrutiva, as diretrizes culturais de sua época. Nesse sentido, as redes sociais corroboram para a (4) alienação do corpo civil e exercem influência negativa no comportamento dos usuários. Exemplo dessa infeliz conjuntura é a ascensão do Tik Tok, recente plataforma destinada à criação e ao compartilhamento de vídeos curtos, uma vez que ela normatiza (5) más condutas e abala relações profissionais essenciais à comunidade. (6)

(1) C1; desvio gramatical [1] - vírgula / Não separe, nunca, o sujeito do predicado. Correção: A renomada Escola de Frankfurt aglomera
(2) C1; desvio de escolha vocabular - lexicalidade incoerente [2] / Não ficou legal - e, sobretudo, não coerente - o uso de "enxerto" para esse sentido. O sentido literal da palavra é, de fato, relacionado à agricultura - o que torna o seu uso, em outros contextos, extremamente metafórico. Eu recomendo uma substituição da palavra, mas, caso queira manter, ponha-a entre aspas. Correção: "enxerto"
(3) Uso desnecessário do "últimas". Note que o pronome "essas" já faz, claramente, referência às mídias citadas, uma vez que se encontra no plural e concorda, nessa oração, apenas, com o alvo desejado.
(4) C1; desvio gramatical [3] - concordância / O verbo "corroborar" é transitivo direto, ou seja, não é acompanhado de objetos indiretos. Correção: corroboram a alienação
(5) C1; desvio de escolha vocabular [4] - lexicalidade incoerente / O correto aqui, de acordo com o sentido da sua tese, seria "normaliza" ao invés de "normatiza" já que o Tik Tok, em momento algum, impõe, como norma, "más" condutas. Correção: normaliza
(6) Gosto da sua introdução, mas acho que você poderia ser mais concisa e direta, gastando, por exemplo, menos espaço para contextualizar e aproveitar este nos parágrafos seguintes. Em relação à tese, entendi e gosto, porém considero o termo "destrutivo" muito "forte", o que não é um erro, no entanto, exige uma boa explicação ao decorrer do texto. Vamos ver, então, se isso, de fato, é entregue. :!:

Logo (7), é primordial destacar que mídias como as supracitadas intensificam, em seus usuários, a dissolução de senso crítico (8). Sobre essa problemática, a filósofa Hannah Arendt aponta a tendência de banalização do mal presente nas sociedades hodiernas. De acordo com ela, ações malignas são facilmente normatizadas (9) caso sejam compreendidas como expressões dos valores culturais de uma época. Sendo assim, é fato que essa lógica se aplica, inclusive, à experiência online dos internautas, já que, no Tik Tok, permeados por humor e (10) descontração, os mesmos (11) podem ter sua criticidade deturpada, sendo induzidos a confundir xingamentos e outra (12) transgressões éticas a piadas inofensivas. Uma vez que isso acontece, o corpo civil torna-se alienado, ou seja, alheio a noções decerto (13) e errado, propiciando disseminação do mal nesses ambientes por não se oporem a tais atos. (14)

(7) C4; inadequação coesiva [1] - operador argumentativo / Você já está concluindo a sua ideia antes mesmo de argumentar e desdobrá-la? Não faz sentido, né? Procure ter mais cuidado com o uso inadequado de conectivos, buscando mecanismos que conectem, de fato, as suas ideias de forma coerente.
(8) Aplique um tópico frasal mais, claramente, direcionado ao seu argumento 1 presente no projeto de texto. Note que, na introdução, você utiliza "normatização (normalização) das más condutas" como base, o que precisa estar diretamente relacionado ao conteúdo do seu T.F., algo que não acontece. Cuidado! Facilite a vida do corretor. :?
(9) Outro desvio de escolha vocabular da mesma natureza do anteriormente comentado. Cuidado! Correção: normalizam
(10) C1; desvio gramatical [5] - paralelismo sintático / Mantenha, sempre, o paralelismo! Correção: permeados por humor e por descontração
(11) O termo "mesmo" e suas variações jamais podem ser utilizados como mecanismos anafóricos, uma vez que essa não é a função deles. Correção: substituir o "os mesmos" por algum pronome demonstrativo ou outro mecanismo anafórico.
(12) C1; desvio gramatical [6] - concordância / "outra" tem que concordar com "transgressões", logo, para isso, deve estar no plural. Correção: outras transgressões éticas
(13) C1; desvio gramatical [7,8] - convenção de escrita + paralelismo sintático / "Decerto" quer dizer "certamente", o que não faz sentido nesse contexto apresentado. Além disso, o correto seria alheio a noções "do certo e do errado", com aspas nessa expressão e mantendo o paralelismo sintático interno.
(14) Que noções "do certo e do errado" são essas, especificamente? Xingamentos, então, fazem parte da cultura do século XXI? Por que isso? O Tik Tok só possui conteúdos que perpetuam esse tipo de conduta? Você precisa alinhar melhor as suas ideias a fim de construir um melhor desenvolvimento de argumentos. :!:

Outrossim, é indubitável que tal cenário impacta o comportamento de especialistas, levando-os a expor e (15) denegrir (16) seus clientes. Prova explícita desse fato foi a postagem, pela cirurgiã plástica Caren Trisoglio, no Tik Tok, de vídeos seus (17) manuseando indevidamente pele e gordura de pacientes, ato repulsivo compartilhado por inúmeros espectadores. Dito isso, fica claro que a alienação (18) pode degradar relações profissionais na medida em que influencia médicos e advogados a desrespeitarem seus contratantes. (19)

(15) C1; desvio gramatical [9] - paralelismo sintático / Não esqueça de manter o paralelismo sintático. Correção: levando-os a expor e a...
(16) C1; desvio de escolha vocabular [10] - lexicalidade imprópria / O termo "denegrir", segundo o dicionário, significa "tornar negro", ou seja, não tem qualquer relação denotativa com outras definições referentes a "diminuir", "sujar" etc. Não use ele para isso!
(17) Não há necessidade e nem função para esse pronome possessivo, uma vez que a posse já foi, antes, bem definida na oração. Correção: retirar o seus
(18) Não está claro. Como a alienação pode degradar relações profissionais? Explique melhor.
(19) Esse argumento não fez muito sentido. Você quis dizer que vídeos no Tik Tok influenciam profissionais formados a terem condutas errôneas? Se sim, como isso acontece? Há algum exemplo da relevância dessa influência? Aliás, isso, realmente, acontece? É algo frequente? Tem base em quê? Você precisa convencer o leitor e desdobrar a sua tese para atingir o objetivo do texto dissertativo-argumentativo: validar um debate e propor soluções. Comentário: diferentemente do anterior, esse desenvolvimento está muito fraco no quesito argumentação, ou seja, na análise referente à C3 e à C2. :!:

Portanto, objetivando atenuar esse quadro de controle comportamental pela indústria cultural (20), é mister que o Estado, em consonância com o Ministério da Educação e com suas Secretarias (21), promova a conscientização acerca desse imbróglio. (22) Tal ação deve ser viabilizada por meio (23) de palestras com (24) especialistas no assunto em escolas da rede pública e privada. Estas, devem ser ministradas a todos os alunos, desde as séries iniciais (25), com o fito de informar (26). Somente assim, poder-se-á atenuar (27) o impacto destrutivo que o Tik Tok tem causado.

(20) Finalidade da ação 1.
(21) Agente 1.
(22) "Conscientização" não é mais considerado um elemento válido para o critério "Ação" da proposta de intervenção social da redação do ENEM, afinal, a ação deve ser validada com uma atitude concreta por parte dos agentes selecionados.
(23) Meio da ação 1.
(24) C1; desvio de escolha vocabular [11] - lexicalidade imprecisa / o "com" não pode ser utilizado como mecanismo de realização, visto que tem função de atribuição de "parceria" ou de "instrumento". Correção: apresentadas/realizadas/ministradas por especialistas
(25) Detalhamento do meio 1 - mas poderia ser melhor. Eu colocaria algum exemplo de série inicial a fim de facilitar a observação de um detalhe por parte do corretor.
(26) Informar... o quê? A quem? Cuidado com a cessação textual.
(27) Evite repetir o mesmo verbo para marcar a finalidade e o efeito da conclusão. Correção: substitua "atenuar" por "minimizar", "reduzir", "mitigar"

Me acompanhe no Instagram (@fortesnaredacao)! :)
0
Avatar do usuário
Por thayolivb
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#80165
Muito obrigada, @eurodrigo, pela correção fenomenal! Até agora to rindo com a palavra "enxerto" KKKKKKK Não acredito que confundi com "EXCERTO" (????) De onde eu tirei isso? KKKKKKK
0
Avatar do usuário
Por Fortes
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#80166
thayolivb escreveu:Muito obrigada, @eurodrigo, pela correção fenomenal! Até agora to rindo com a palavra "enxerto" KKKKKKK Não acredito que confundi com "EXCERTO" (????) De onde eu tirei isso? KKKKKKK
Aaaaah, entendi agora! Fiquei pensando, na hora da correção, se você realmente quis utilizar "enxerto", mas não me veio na cabeça outro termo semelhante. "Será que ela quis usar isso mesmo? Nossa, ficou muito metafórico. Qual foi a intenção? Na dúvida, vou sinalizar a falta de aspas.", isso foi o que as vozes da minha cabeça retrucaram kkkkkkkk. No mais, parabéns pelo texto, Thay. Você só precisa prestar mais atenção na construção gramatical e na lógica argumentativa, o que não é muito difícil de resolver até o ENEM. Foco e dedicação nessa reta final, beleza? Assim, vai longe!

Até mais! :D

Me acompanhe no Instagram (@fortesnaredacao)! :)
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
125 Exibições
por Carraro
0 Respostas 
1330 Exibições
por Jade05126827
0 Respostas 
346 Exibições
por Glaucyya
0 Respostas 
354 Exibições
por pliniopy
0 Respostas 
84 Exibições
por AnaBia890
1 Respostas 
106 Exibições
por Cesar98
0 Respostas 
77 Exibições
por grafinhas
0 Respostas 
37 Exibições
por Lyu
1 Respostas 
146 Exibições
por rodriguees29
0 Respostas 
92 Exibições
por eugugaln
Desigualdade social

A desigualdade social é um problema que afe[…]

Violência contra a mulher

No Brasil, a violência contra a mulher &eacu[…]

Poderia corrigir minha redação? Desd[…]

Na série televisiva nacional "Segu[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM