Em primeira análise, é de extrema necessidade e importância que os indígenas sejam valorizados na sociedade brasileira. A primeira geração do modernismo, possuía como uma das suas características exaltar e representar os indígenas nativos do Brasil, o que permitiu a publicação de diversos livros com personagens oriundos de tribos, retratando assim, seus costumes e seu modo de viver. Nesse sentido, a literatura foi um instrumento que disseminou a essência indígena para população e aonde os cidadãos obteve acesso a cultura desse povo e sua influência nas raízes brasileiras, o que possobilitou que esse grupo fosse valorizado e reconhecido.
Em segundo plano, a falta de valorização da população indígena vem de um pensamento retrógrado da sociedade. Na época do Brasil Colônia, ocorreu uma perseguição aos indígenas para serem escravizados além de um apagamento cultural, o que acarretou uma desvalorização e um desrespeito a esses cidadãos. Desta maneira, o Estado atualmente não promove nenhuma prática que valorize a cultura da população indígena fazendo-se que ela se perca e seja esquecida, o que intensifica a falta de representatividade e valorização dos indígenas.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Cabe ao Ministério da Cidadania por meio de investimentos, promover um projeto denominado de "raízes brasileiras" aonde realizará palestras e peças de teatro com intuito de representar, valorizar e conscientizar a população sobre a importância da postulação indígenas. Com essa medida, os indígenas serão mais valorizados no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.