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Por Duardakkk
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No filme, "a história de uma lenda", dirigida por Brian Helgande, retrata a vida de Jackie Robinson, uma criança com o sonho de ser o primeiro jogador negro no time de beisebol, e, para conseguir realizar seu objetivo passa por muitos obstáculos, dentre eles o preconceito racial. Não muito longe da ficção, percebem-se aspectos semelhantes no que tange a questão do combate a intolerância no esporte, uma vez que tanto pessoas negras, LGBTS e deficientes sofrem exclusão desnecessária. Nesse contexto, torna-se evidente como causas o silenciamento, bem como o pensamento retrógrado.


Em primeira análise, a falta de debate entre os atletas corrobora para a permanência desse cenário, dado que o problema é pouco – ou não é– citado pela população. Segundo a ex-ginasta Daiana dos Santos, na olimpíada de 2012 alguns atletas se recusaram a usar o mesmo banheiro que ela, porque a mesma era negra, e, tal acontecimento só foi relatado esse ano (2021), destarte é notório que as discriminações e olhares de repulsa contra outros esportistas continua crescendo, pois o espaço de fala para quem sofre o preconceito ainda é escasso. Dessa forma, é indubitável que o pouco diálogo influencia de maneira exorbitante na inclusão dos ginastas.


Ademais, é relevante entender como a concepção arcaica contribui para a existência da problemática. De acordo com o site UOL, cerca de 90% das mulheres sofrem misoginia no esporte que praticam, isso que ocorre porque a grande maioria dos indivíduos que fazem algum tipo de esporte são homens, que pensam de forma primitiva que as mulheres possuem menos valores e capacidade quando comparadas a eles, o que gera a desistência delas nas atividades, em razão de ficarem desmotivadas e se sentindo insuficientes com os comentários machistas dos mesmos. Logo, é fundamental uma reforma no corpo civil para que assim o fim do raciocínio antigo deixe de ser algo inalcançável.


Portanto, medidas estratégicas são necessárias para reverter esse quadro. Para que isso ocorra, o CNE (Conselho Nacional do Esporte) juntamente com a ONU (Organização das Nações Unidas) devem promover ações para a inclusão de todos os atletas, por meio de debates entre comunidades e esportistas, e assim ocorrendo um melhor entendimento de que como o preconceito é um crime, e ocasionando mais lucidez sobre o assunto. Por fim, mais pessoas entenderão que qualquer discriminação dentro ou fora de quadras trazem resultados.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por marciodcesar
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#79597
para conseguir realizar seu objetivo passa por muitos obstáculos - primeiro parágrafo: após objetivo, vai vírgula. Isso porque você colocou o motivo da ação no começo da frase, logo, é vai vírgula.

Segundo a ex-ginasta Daiana dos Santos, na olimpíada de 2012 alguns atletas se recusaram - Segundo parágrafo: Após 2012, vai vírgula. Isso porque você trouxe para o início da frase o "quando".

praticam, isso que ocorre porque a grande maioria dos indivíduos - Terceiro parágrafo: A frase ficou estranha, não sabia exatamente onde descontar nota, então tirei da competência 1.

e assim ocorrendo um melhor entendimento de que como o preconceito é um crime, - Quarto parágrafo: Também achei que a escrita da frase ficou estranha.

Proposta de intervenção: Apesar de ter todos os elementos necessários, achei que ela está superficial. Acho que ficaria mais completa se você desse algum exemplo de ação a ser tomada. A ação citada está muito geral. Poderia especificar sobre os temas a serem debatidos, local de debate, que atletas e que parte da comunidade. Por isso, não dei nota máxima.
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