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Por ketlenthai
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#79489
A Declaração Universal Dos Direitos Humanos - promulgada em 1948 pela ONU- Visa que todo indivíduo tenha acesso à educação e ao bem-estar social. No entanto, esse fato legislativo não abrange certa parte da população brasileira, visto que há números ativos que apontam pessoas em situação de rua no país. Nesse viés, torna-se evidente ausência estrutural igualitária social, bem como a insuficiência governamental.

Dessa forma, em primeira análise, é de suma importância frisar que o silenciamento instaurado sobre o déficit habitacional deve ser suprimido, em prol do rompimento das entraves que corroboram para a estratificação socialitária desigual. Nesse contexto, Djamila Ribeiro explica que é preciso tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas. No entanto, pouco se fala da carência de atitudes para que essas pessoas "invisíveis" possam ser viabilizadas aos seus direitos como cidadão. Sob essa perspectiva, entende-se que a falta de visibilidade da problemática compreende também a presença da distinção que difere tão expressivamente uma camada social de outra. Assim, urge colocar essa situação em pauta, declamá-la, para atuar sobre ela, como defende a pensadora.

Ademais, a negligência constante de autoridades responsáveis é uma barreira no que tange o problema. Neste cenário, é visível a deficiência de estrutura e empatia, e, por consequência, a escassez de ação para ajudar essas pessoas. Sobre isso, constata-se que a situação de rua vividas por parte do povo brasiliense se dá pelo descaso em que esse grupo é acometido, retratando a insensibilidade do país .

Logo, cabe as prefeituras promover auxílio moradia para a população indigente, para que possam recomeçar e obter oportunidades -como emprego e capacitação profissional- por meio de cursos profissionalizantes e palestras sociais, oferecidos pelo governo, com o intuito da erradicação desse abandono governamental e o cessar dessa anomia social. Sendo assim, as leis podem ser realmente exercidas como declara a ONU, e o Brasil terá autonomia sobre a questão.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por anasilva1
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#79757
Olá @ketlenthai. Aqui está minha correção

1Desvio gramatical
2Desvio ortográfico
3Ausência ou emprego incorreto do sinal de pontuação
4Repetição de termo
5Ausência ou emprego incorreto do conectivo
6Substitua o termo/construção ou remova-o do texto
7Comentário


A Declaração Universal Dos Direitos Humanos - promulgada em 1948 pela ONU- Visa que todo indivíduo tenha acesso à educação e ao bem-estar social. No entanto, esse fato legislativo não abrange certa parte da população brasileira, visto que há números ativos que apontam pessoas em situação de rua no país. Nesse viés, torna-se evidente ausência estrutural igualitária social, bem como a insuficiência governamental.

❯ Elementos da introdução ❮
Repertório sociocultural:
Contraste e pertinência com o tema:
Apresentação das teses:
Estrutura adequada para redação ENEM


Dessa forma, em primeira análise, é de suma importância frisar que o silenciamento instaurado sobre o déficit habitacional deve ser suprimido, em prol do rompimento das entraves que corroboram para a estratificação 6socialitária desigual. Nesse contexto, 7Djamila Ribeiro explica que é preciso tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas. No entanto, pouco se fala da carência de atitudes para que essas pessoas "invisíveis" possam ser viabilizadas aos seus direitos como cidadão. Sob essa perspectiva, entende-se que a falta de visibilidade da problemática compreende também a presença da distinção que difere tão expressivamente uma camada social de outra. Assim, urge colocar essa situação em pauta, declamá-la, para atuar sobre ela, como defende a pensadora.

➤ Para legitimar seu repertório (citação), dê uma pequena descrição do autor, como a nacionalidade ou ocupação (filósofo/sociólogo)
❯ Elementos do desenvolvimento ❮
Tópico frasal:
Contextualização:
Argumentação:
Finalização:
Estrutura adequada para redação ENEM


Ademais, a negligência constante de autoridades responsáveis é uma barreira no que tange o problema. Neste cenário, é visível a deficiência de estrutura e empatia, e, por consequência, a escassez de 1ação para ajudar essas pessoas. Sobre isso, constata-se que a situação de rua vividas por parte do povo brasiliense se dá pelo descaso em que esse grupo é acometido, retratando a insensibilidade do país .

❯ Elementos do desenvolvimento ❮
Tópico frasal:
Contextualização:
Argumentação:
Finalização:
Estrutura inadequada para redação ENEM


Logo, cabe as prefeituras promover auxílio moradia para a população indigente, para que possam recomeçar e obter oportunidades -como emprego e capacitação profissional- por meio de cursos profissionalizantes e palestras sociais, oferecidos pelo governo, com o intuito da erradicação desse abandono governamental e o cessar dessa anomia social. Sendo assim, as leis podem ser realmente exercidas como declara a ONU, e o Brasil terá autonomia sobre a questão.

❯ Elementos da conclusão ❮
Agente (quem fará?):
Ação (o que será feito?):
Meio/modo (como será feito?):
Finalidade (para quê será feito?):
Detalhamento (para algum dos citados):
Estrutura incompleta para redação ENEM
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