Em primeiro plano, é válido pontuar que o propósito de lucro em detrimento de aspectos de cunho sociais corrobora a falta do apoio no âmbito esportista para a promoção da cidadania. Nesse contexto, o seriado “Last Chance U” retrata uma equipe de jogadores de futebol americano que perderiam sua bolsa de estudos caso não ganhassem um campeonato, o qual geraria visibilidade e, em consequência, lucro para o clube. Para além da cinematografia, instituições privadas só investem no esporte para o objetivo social e inclusivo quando há um propósito de benefício financeiro em voga. Consequentemente, não raro, pessoas que não se adequam nessa motivação capitalista são reprimidas e não usufruem do esporte como mecanismo de desenvolvimento do cidadão.
Além disso, nota-se que a passividade do governo perante o problema nacional em questão fomenta a sua persistência. Em vista disso, o livro “O Cidadão de Papel”, do jornalista brasileiro Gilberto Dimenstein, defende que, no Brasil, as determinações dispostas em lei, que deveriam assegurar o bem-estar da sociedade, não são efetivadas na prática. Nesse sentido, é perceptível uma falha legislativa no tocante à promoção do esporte para promover a cidadania, já que, apesar de a Constituição de 1988 configurar o direito ao esporte como inviolável a todos os indivíduos, tal prerrogativa não é reverberada, assim como mostra Dimenstein. Essa situação se exemplifica pela baixa - ou inexistente - oferta de projetos estatais, como a construção de quadras poliesportivas, que se articulem, por exemplo, nas periferias, visando à inserção da população alocada nesses lugares no exercício pleno da condição de cidadão. Assim, uma importante ferramenta para a promoção da cidadania - o esporte - é esquecida.
Portanto, constata-se que não só o descaso governamental, como também a mentalidade capitalista contribui para que o esporte não seja utilizado como meio de promover a cidadania. Nesse sentido, empresas privadas, como os grandes clubes brasileiros de futebol, devem promover a contratação de jovens e fornecer educação, saúde, lazer, entre outros direitos. Ademais, compete ao Estado, na figura da Secretaria Nacional de Esporte - instituição responsável por viabilizar o acesso ao esporte por parte de todos os cidadãos -, construir centros esportivos completos nas comunidades do país, por meio de custeamentos governamentais, com a finalidade de garantir o exercício da cidadania por meio do esporte. Com essa implementação, gradativamente, casos como o de Cristiano Ronaldo serão cada vez mais comuns na sociedade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.