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Por Aleksa
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#79037
Os "rios voadores" são um fenômeno natural que ocorre a partir da liberação de umidade, vinda das árvores presentes na Amazônia e do oceano, sendo espalhada por todo o mundo. Entretanto, tem-se notado a redução de chuvas em inúmeros pontos do globo terrestre, em paralelo com o crescimento do desmatamento da floresta amazônica. Este problema vem da expansão desmedida da agropecuária e a falta de penas mais duras para crimes ambientais.
Em primeiro lugar, temos a derrubada da mata nativa para a expansão da agropecuária. Por mais que tal prática abra mais espaço e, consequentemente, mais produto, a longo prazo a falta de parte da mata amazônica provoca ondas de seca em localidades próximas, que podem se espalhar.
Em segundo lugar, temos a falta de leis mais rígidas, onde se vê o fácil burlamento das mesmas. De acordo com o código penal, o crime de desmatamento ilegal tem a pena de três anos de reclusão, com a possibilidade de fiança. Isso facilita, e muito, a volta da prática criminosa, vista a impunidade dos bandidos.
Em suma, a agropecuária desmedida e a falta de leis rígidas são inimigas da Amazônia. Então, para reduzir o desmatamento, o governo deve influenciar o replantio das áreas prejudicadas, por meio da aplicação desta condição como punimento e a remoção de fiança para tal delito, o que reduzirá, em paralelo, os crimes de desflorestamento. Colocando em prática tais propostas, podemos reviver o verde da bandeira do Brasil, e cuidar com orgulho desde tesouro raro que chamamos de Amazônia.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Funnysthe
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#79289
Oii!! Sua redação está ótima mas ainda tem alguns pontos que precisam ser melhorados.
1) Quando falamos de Estado ou Governo devemos usar letras maiúsculas.
2) Os argumentos estão bons e você aponta causas e a consequências, porém senti falta de um repertório ou dado para embasar seu D1.
3) Também acredito que você poderia ter usado mais conectivos, assim a coesão entre parágrafos e frases ficava mais estabelecida e você ganharia maos pontos na competência 4. E só uma dica "em primeiro lugar", "em segundo lugar"
" Em primeira análise" e afins não são considerados conectivos pela banca. Ex. de conectivos que você pode usar pra iniciar períodos ou parágrafos: Dessa forma, dessa maneira, sob esse viés, ademais, por conseguinte, portanto etc...
4) Sua proposta possui agente, meio e vi que apesar de ter finalidade ela não ficou muito clara, é aconselhado usar "a fim de" "com essa ação espera-se que" para deixar ela em destaque, pois a primeiro momento parece que ela é apenas um detalhamento. Outra coisa, acredito que remoção de fiança seja algo que vai contra a constituição e os direitos humanos, então no lugar você poderia utilizar intensificar fiscalização ou coisa parecida. Uma forma de reescrever:
"Em suma, a agropecuária desmedida e a falta de leis rígidas são inimigas da Amazônia. Então, para reduzir o desmatamento e as mudanças climáticas decorrentes dele, o Governo(agente) deve influenciar o replantio das áreas prejudicadas(ação), além de intensificar a fiscalização sobre elas(detalhamento), por meio da aplicação desta condição como punição para crime ambiental(meio/modo), a fim de manter a preservação das florestas(finalidade). Colocando em prática tal proposta, poderemos reviver o verde da bandeira do Brasil, e cuidar com orgulho desde tesouro raro que chamamos de Amazônia.
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Por Aleksa
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#79622
Funnysthe escreveu:Oii!! Sua redação está ótima mas ainda tem alguns pontos que precisam ser melhorados.
1) Quando falamos de Estado ou Governo devemos usar letras maiúsculas.
2) Os argumentos estão bons e você aponta causas e a consequências, porém senti falta de um repertório ou dado para embasar seu D1.
3) Também acredito que você poderia ter usado mais conectivos, assim a coesão entre parágrafos e frases ficava mais estabelecida e você ganharia maos pontos na competência 4. E só uma dica "em primeiro lugar", "em segundo lugar"
" Em primeira análise" e afins não são considerados conectivos pela banca. Ex. de conectivos que você pode usar pra iniciar períodos ou parágrafos: Dessa forma, dessa maneira, sob esse viés, ademais, por conseguinte, portanto etc...
4) Sua proposta possui agente, meio e vi que apesar de ter finalidade ela não ficou muito clara, é aconselhado usar "a fim de" "com essa ação espera-se que" para deixar ela em destaque, pois a primeiro momento parece que ela é apenas um detalhamento. Outra coisa, acredito que remoção de fiança seja algo que vai contra a constituição e os direitos humanos, então no lugar você poderia utilizar intensificar fiscalização ou coisa parecida. Uma forma de reescrever:
"Em suma, a agropecuária desmedida e a falta de leis rígidas são inimigas da Amazônia. Então, para reduzir o desmatamento e as mudanças climáticas decorrentes dele, o Governo(agente) deve influenciar o replantio das áreas prejudicadas(ação), além de intensificar a fiscalização sobre elas(detalhamento), por meio da aplicação desta condição como punição para crime ambiental(meio/modo), a fim de manter a preservação das florestas(finalidade). Colocando em prática tal proposta, poderemos reviver o verde da bandeira do Brasil, e cuidar com orgulho desde tesouro raro que chamamos de Amazônia.
Muito obeigada pelas dicas!!!
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