De início, devemos saber que o cyberbullying é o bullying realizado através do meio virtual, com o intuito de espalhar mentiras, fotos constrangedoras, intimidar ou fingir ser outra pessoa na internet. Pode-se citar o filme ''Sierra Burgess is a loser'', onde a protagonista do filme se passa por outra pessoa para conquistar seu crush e acaba deixando ele constrangido após descobrir sua real identidade. Essa atitude também é uma característica do cyberbullying. Desse modo, é visível como os ataques por meio do universo virtual afetam de forma negativa o convívio e vida social das crianças e adolescentes.
Não só isso, mas vale ressaltar também como o psicológico dos jovens também é afetado pelo vilão do ciberespaço. Bem como em ''Jealousy'', da artista Olívia Rodrigo, onde a mesma conta que a inveja pode levar as pessoas a cometerem crimes. Além disso, o cyberbullying afeta o estado mental da vítima, podendo desencadear problemas como depressão, ansiedade, insegurança física e muitos outros. Nesse sentido, pode-se perceber que o problema em questão traz muitos danos mentais para suas vítimas.
Portanto, é congruente abordarmos que é necessário o combate ao cyberbullying no Brasil. É correto afirmar, então, que o governo brasileiro, a exemplo dos governadores dos estados, deve interferir por meio de campanhas publicitárias informando sobre o problema e instruções de como combatê-lo. Assim, se consolidará uma sociedade virtual mais pacífica para aqueles que fazem parte dela.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.