É importante considerar, antes de tudo, o fator grupal. Conforme o pensador Jurgen Habermas, a razão comunicativa, ou seja, o diálogo constitui etapa fundamental do desenvolvimento social. Nesse ínterim, a falta de estímulo ao debate a respeito da busca pelo padrão de beleza, todavia, coíbe o poder transformador da deliberação e, consequentemente, ocasiona a baixo autoestima, causando até doenças mais sérias como ansiedade, depressão e transtornos alimentares pela pressão imposta a ter o corpo perfeito e ser o “padrão brasileiro”. Destarte, discorrer criticamente a problemática é o primeiro passo para a consolidação do progresso sociocultural de Habermas.
Além disso, merece destaque o quesito constitucional. Segundo JeanJacques Rousseau, os cidadãos cedem parte da liberdade adquirida na circunstância natural para que o Estado garanta direitos intransigentes. A maioria das modelos do Brasil são diagnosticaras com bulimia e anorexia (os transtornos alimentares mais conhecidos). Dessa forma, ações precisam ser executadas pelas autoridades competentes com o fito de atenuar o revés.
Entende-se, portanto, a temática como sendo um obstáculo intrínseco de raízes culturais e legislativas. Logo, a mídia, por intermédio de redes sociais e programas televisivos de grande audiência, irá discutir o assunto com as próprias pessoas que se detém pressionadas a ter um padrão e os médicos especialistas na área vão deixar claro que todos temos organismos diferentes com o objetivo de mostrar as reais consequências do problema, apresentar visão crítica e orientar os espectadores a respeito do impasse. Essa medida ocorrerá por meio da elaboração de um projeto estatal, em parceria com o Ministério das Comunicações. Desse modo, com a deliberação de Habermas e a justiça de Rousseau, a sociedade brasileira terá o progresso social concretizado, como enfatizou Montesquieu.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada