Primeiramente, é válido lembrar que, segundo o art. n.º 6 da Constituição Federal Brasileira — promulgada em 1988 e atualizada com a inclusão do transporte coletivo como um direito social em 2015 —, está garantida a prerrogativa dos condutores públicos. Apesar desse avanço, na prática, é um meio estressante e com diversos prejuízos econômicos e sociais de viajar ao trabalho. A falta de infraestrutura evidencia tamanho descaso da parte do governo.
Em decorrência dessa questão, tem ganhado força a “Carrocracia”, o favorecimento de carros ao invés de pedestres. A péssima estrutura dos ônibus incentiva cada vez mais investimentos em carros. Entretanto, as cidades brasileiras não suportam a quantidade dos mesmos, ocasionando em congestionamentos de trânsito. Dessarte, convém utilizar de exemplo as medidas tomadas por Henrique Peñalosa que, segundo uma reportagem do Globo News, foi o prefeito que conseguiu reduzir o trânsito de Bogotá, na Colômbia. Dentre elas, aumentou o preço do estacionamento rotativo, de modo que indivíduos deixem o carro em casa.
Logo, com vistas a resolução dessa problemática, é necessário que se estabeleça uma parceria entre o governo Federal, Estadual, Municipal e empresas no sentido de ampliar as linhas de ônibus e metrô. Dessa forma, o Brasil será mais organizado e servirá de modelo a outros países.
Agradeço a todos que me ajudaram a tornar esse sonho possível! E parabéns aos desenvolvedores dessa plataforma!
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 133
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 93
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.