Em primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o acesso limitado a escola. Nesse sentido, a falta de escolas nas áreas rurais e periferias urbanas dos estados, junto com a inexistência de transporte público para os estudantes ameaça e corrompe a presença destes na vida estudantil. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo John Locke, configura-se como uma violação do ''contrato social'', já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a educação, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar a precoce entrada dos estudantes no mercado de trabalho, visto que, de acordo com números divulgados pelo site Idados, cerca de 60% dos jovens estão, prematuramente, inseridos no mercado de trabalho. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a pendurar.
Depende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Estado crie políticas públicas que racionalizem as ofertas de vagas, ampliem e construam as escolas, oferecer educação à distância e ampliar a rede de transporte público de modo que diminua o acesso limitado à escola. Paralelamente, é imperativo que o Ministério da Educação, em conjunto com o Governo Federal, promova ações e que valorizem a educação, pois somente ela pode mudar a sociedade. Assim, se consolidará uma sociedade mais presente na vida escolar, onde o estado desempenha corretamente seu ''Contrato Social'', tal como afirma John Locke.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada