Avatar do usuário
Por Isabelaassis
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#78833
O lema positivista “O amor por princípio, a ordem por base; o progresso por fim”, formulado pelo filósofo francês Augusto Comte, inspirou a frase política “Ordem e Progresso” exposta na célebre Bandeira Nacional.No entanto, o cenário atual representa uma antítese à máxima do símbolo pátrio, uma vez que, a intolerância religiosa-grave problema a ser enfrentado no Brasil-resulta na desordem e no retrocesso do desenvolvimento do país.Desse modo, não só a negligência do Estado, como também a falta de empatia-reflexo do individualismo- solidificam tal mazela.
A princípio, é interessante pontuar que a apatia do governo é uma das causas do problema no país. Nesse sentido,de acordo com a Constituição Federal de 1988, a segurança é um direito social.Não obstante,imagina-se que a liberdade religiosa é garantida por direito, pois o Brasil é um Estado laico, onde as pessoas são livres para escolherem e praticarem suas religiões. No entanto, o governo não atua em defesa do ponto de vista coletivo previsto constitucionalmente, já que essa paridade ainda afeta uma grande parte da sociedade. Portanto, é inadmissível a ineficácia do Estado em não defender a população verde-amarela.
Ademais, a problemática encontra terra fértil no individualismo e na falta de empatia. Pois, assim como na obra “ Modernidade Líquida” de Zygmunt Bauman que defende que a pós-modernidade é marcada pelo individualismo,com o problema da intolerância religiosa não é diferente, o preconceito em forma de violência verbal e física que as vítimas desse crime sofrem são reflexos da falta empatia e do individualismo. Logo, essa liquidez influi sobre a questão do preconceito religioso e age como um forte empecilho para a sua resolução.
Portanto,são necessárias medidas capazes de combater esse imbróglio. Para isso,é imprescindível que o Poder Executivo por meio das mídias digitais, crie campanhas de conscientização que promovam a igualdade e o respeito por todas as religiões, além disso nessas campanhas devem conter maneiras de denunciar e as consequências para quem cometa tal crime de intolerância religiosa. A fim de consolidar uma sociedade em que o Estado desempenha corretamente seu papel, bem como o Brasil andará rumo à ordem e ao progresso.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por ThomasHusch
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#79080
Boa tarde, obrigado pela menção!
Analisei a sua redação no Google apresentações, marcando com cores diferentes para facilitar minha explicação :D . Segue o link da foto que postei no IMGUR (sugiro olhar para acompanhar, copiando o link e colando na aba de busca):


1) DOMÍNIO DA NORMA CULTA: bom domínio, com amplo vocabulário e um bom conhecimento da gramática. Contudo, há vários erros, principalmente quanto ao uso da vírgula. Marquei eles em vermelho.
O primeiro erro: "uma vez que, a intolerância" não deveria ter essa vírgula aí.
Segundo erro: "não só [...], como também" essa expressão, tem um sentido de adição, podendo ser substituída por "e" ("a negligência do Estado e a falta de empatia solidificam essa mazela"). Por esse motivo que não deve ser separado por vírgula, assim como nos casos em que se utiliza "não apenas/só [...] mas (também)". O seguinte link é para uma explicação mais detalhada disso: http://oficiodoportugues.blogspot.com/2018/05/nao-so-mas-tambem-e-virgula.html
Terceiro erro: "não obstante" tem sentido de "apesar de", mas não há nenhuma contradição entre a constituição dizer que segurança é um direito social e a liberdade religiosa ser um direito.
Quarto erro: esse "Pois" é para um período apenas, mas há um ponto antes. Por esse motivo seria melhor se escrevesse "Isso, pois [...]".
Quinto erro: depois de "Bauman", o "que" é de explicação e não de restrição, por isso deve haver uma vírgula: "'Modernidade Líquida' de Zygmunt Bauman, que defende [...]".
Sexto erro: a oração que segue é uma explicação, motivo pelo qual deveria haver ou uma conjunção depois, como "uma vez que, "porque" etc, ou trocar a vírgula por dois pontos ":", o que inclusive mostraria maior domínio e estilo.
Sétimo erro: concordância; esqueceu o "de" em "reflexos da falta de empatia".
Oitavo erro: antes do "por meio" deve ir uma vírgula também.
Nono erro: depois de "além disso" deve ir uma vírgula.
Décimo erro: o uso de "A fim de" na frase de fechamento. Essa expressão é usada para indicar a finalidade de certa ação. E no caso não aparece essa ação, a frase termina com a finalidade. Creio que você queria dizer "as campanhas devem ser feitas a fim de consolidar uma sociedade etc". Se fosse isso, deveria ter começado a frase com, por exemplo, "Essas medidas devem ser implementadas, a fim de consolidar uma sociedade em que o Estado..."

Já em rosinha, marquei os trechos que estranhei, mas por segurança não considerei erros. Então eles são apenas sugestões :D
1) O "Desse modo" não me parece ser a melhor escolha, uma vez que o péssimo cenário brasileiro de desordem e intolerância não é causa ou explicação para a negligência do Estado e a falta de empatia piorarem. Na verdade é o contrário: a relação de causalidade é no sentido inverso.
2) "essa liquidez" não fecha tão legal para se referir ao individualismo ou apatia, porque o Bauman usa "liquidez" mais no sentido das relações sociais fluírem rápido e não durarem, não serem sólidas.
3) "nessas campanhas devem conter maneiras de denunciar e as consequências" não está bem organizado, mas não consegui identificar o nome do erro especificamente. Seria melhor reformular para deixar mais claro e preciso, como, por exemplo: "Essas campanhas deverão orientar quanto aos meios para realizar denúncias e divulgar as consequências etc"

Com isso em mente, dei 160 pontos nessa competência.

2) COMPREENSÃO DA PROPOSTA: tratou sobre o tema, sem desvios de atenção. Perfeito. 200

3) SELECIONAR E RELACIONAR ARGUMENTOS : é visível o seu raciocínio perspicaz e a sua inteligência na escolha dos argumentos, pois foram muito bem selecionados. Contudo, senti que pecou um pouco no desenvolvimento da argumentação, semelhantemente ao caso da redação "Democratização da justiça no Brasil", analisada pelo Viramundo (vídeo disponível ali na correção dirigida). Marquei de azul dois trechos no segundo parágrafo. Note que você indica o assunto "apatia do governo" no tópico frasal, mas você repete ele no aprofundamento, dizendo que o governo não atua na sociedade e por isso que a intolerância religiosa persiste. Você deveria aprofundar, comprovando que o governo não age ou explicando como que a problemática piora em razão da apatia estatal. Paralelamente, marquei em amarelo a sua fundamentação porque ela está confusa. Você cita que a segurança é um direito social assegurado na constituição, mas por quê? Você logo em seguida diz que a liberdade religiosa também é um direito. Assim ficam soltos ali no meio, sem relação com a tua argumentação. Inclusive, contradizem ela, já que você quer defender que o Estado não se preocupa (apatia) com a questão da intolerância, e esses trechos mostram o contrário.

Dessa forma, você tem uma ótima habilidade em argumentar, apenas falta prestar atenção às relações que quer estabelecer e aprofundá-las mais.

Considerando isso, dei 160 pontos nessa competência.

4) DEMONSTRAÇÃO DE CONHECIMENTO PARA A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO: você demonstrou ter adquirido um repertório admirável e que é capaz de trazer reflexões magníficas sobre o tema. Quanto a essa competência, perfeito: 200.

ELABORAÇÃO DE PROPOSTA: teceu direitinho quem deve fazer o quê, como e para quê, além de fechar retomando a introdução. Isso evidencia o seu conhecimento de redação e o quanto já se habituou com o estilo do ENEM. Há apenas uma falha na proposta: você esqueceu de retomar o ponto do individualismo e a falta de empatia na intervenção, tratando apenas sobre o papel do Estado. Não sei o quanto um corretor real penalizaria por isso, então mantive a nota cheia. Ótima proposta, a poucos passos de perfeita: 200!

Desejo bons estudos e que tenha muito sucesso nos teus objetivos!
Abraços
0
Avatar do usuário
Por Isabelaassis
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#79084
ThomasHusch escreveu:Boa tarde, obrigado pela menção!
Analisei a sua redação no Google apresentações, marcando com cores diferentes para facilitar minha explicação :D . Segue o link da foto que postei no IMGUR (sugiro olhar para acompanhar, copiando o link e colando na aba de busca):


1) DOMÍNIO DA NORMA CULTA: bom domínio, com amplo vocabulário e um bom conhecimento da gramática. Contudo, há vários erros, principalmente quanto ao uso da vírgula. Marquei eles em vermelho.
O primeiro erro: "uma vez que, a intolerância" não deveria ter essa vírgula aí.
Segundo erro: "não só [...], como também" essa expressão, tem um sentido de adição, podendo ser substituída por "e" ("a negligência do Estado e a falta de empatia solidificam essa mazela"). Por esse motivo que não deve ser separado por vírgula, assim como nos casos em que se utiliza "não apenas/só [...] mas (também)". O seguinte link é para uma explicação mais detalhada disso: http://oficiodoportugues.blogspot.com/2018/05/nao-so-mas-tambem-e-virgula.html
Terceiro erro: "não obstante" tem sentido de "apesar de", mas não há nenhuma contradição entre a constituição dizer que segurança é um direito social e a liberdade religiosa ser um direito.
Quarto erro: esse "Pois" é para um período apenas, mas há um ponto antes. Por esse motivo seria melhor se escrevesse "Isso, pois [...]".
Quinto erro: depois de "Bauman", o "que" é de explicação e não de restrição, por isso deve haver uma vírgula: "'Modernidade Líquida' de Zygmunt Bauman, que defende [...]".
Sexto erro: a oração que segue é uma explicação, motivo pelo qual deveria haver ou uma conjunção depois, como "uma vez que, "porque" etc, ou trocar a vírgula por dois pontos ":", o que inclusive mostraria maior domínio e estilo.
Sétimo erro: concordância; esqueceu o "de" em "reflexos da falta de empatia".
Oitavo erro: antes do "por meio" deve ir uma vírgula também.
Nono erro: depois de "além disso" deve ir uma vírgula.
Décimo erro: o uso de "A fim de" na frase de fechamento. Essa expressão é usada para indicar a finalidade de certa ação. E no caso não aparece essa ação, a frase termina com a finalidade. Creio que você queria dizer "as campanhas devem ser feitas a fim de consolidar uma sociedade etc". Se fosse isso, deveria ter começado a frase com, por exemplo, "Essas medidas devem ser implementadas, a fim de consolidar uma sociedade em que o Estado..."

Já em rosinha, marquei os trechos que estranhei, mas por segurança não considerei erros. Então eles são apenas sugestões :D
1) O "Desse modo" não me parece ser a melhor escolha, uma vez que o péssimo cenário brasileiro de desordem e intolerância não é causa ou explicação para a negligência do Estado e a falta de empatia piorarem. Na verdade é o contrário: a relação de causalidade é no sentido inverso.
2) "essa liquidez" não fecha tão legal para se referir ao individualismo ou apatia, porque o Bauman usa "liquidez" mais no sentido das relações sociais fluírem rápido e não durarem, não serem sólidas.
3) "nessas campanhas devem conter maneiras de denunciar e as consequências" não está bem organizado, mas não consegui identificar o nome do erro especificamente. Seria melhor reformular para deixar mais claro e preciso, como, por exemplo: "Essas campanhas deverão orientar quanto aos meios para realizar denúncias e divulgar as consequências etc"

Com isso em mente, dei 160 pontos nessa competência.

2) COMPREENSÃO DA PROPOSTA: tratou sobre o tema, sem desvios de atenção. Perfeito. 200

3) SELECIONAR E RELACIONAR ARGUMENTOS : é visível o seu raciocínio perspicaz e a sua inteligência na escolha dos argumentos, pois foram muito bem selecionados. Contudo, senti que pecou um pouco no desenvolvimento da argumentação, semelhantemente ao caso da redação "Democratização da justiça no Brasil", analisada pelo Viramundo (vídeo disponível ali na correção dirigida). Marquei de azul dois trechos no segundo parágrafo. Note que você indica o assunto "apatia do governo" no tópico frasal, mas você repete ele no aprofundamento, dizendo que o governo não atua na sociedade e por isso que a intolerância religiosa persiste. Você deveria aprofundar, comprovando que o governo não age ou explicando como que a problemática piora em razão da apatia estatal. Paralelamente, marquei em amarelo a sua fundamentação porque ela está confusa. Você cita que a segurança é um direito social assegurado na constituição, mas por quê? Você logo em seguida diz que a liberdade religiosa também é um direito. Assim ficam soltos ali no meio, sem relação com a tua argumentação. Inclusive, contradizem ela, já que você quer defender que o Estado não se preocupa (apatia) com a questão da intolerância, e esses trechos mostram o contrário.

Dessa forma, você tem uma ótima habilidade em argumentar, apenas falta prestar atenção às relações que quer estabelecer e aprofundá-las mais.

Considerando isso, dei 160 pontos nessa competência.

4) DEMONSTRAÇÃO DE CONHECIMENTO PARA A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO: você demonstrou ter adquirido um repertório admirável e que é capaz de trazer reflexões magníficas sobre o tema. Quanto a essa competência, perfeito: 200.

ELABORAÇÃO DE PROPOSTA: teceu direitinho quem deve fazer o quê, como e para quê, além de fechar retomando a introdução. Isso evidencia o seu conhecimento de redação e o quanto já se habituou com o estilo do ENEM. Há apenas uma falha na proposta: você esqueceu de retomar o ponto do individualismo e a falta de empatia na intervenção, tratando apenas sobre o papel do Estado. Não sei o quanto um corretor real penalizaria por isso, então mantive a nota cheia. Ótima proposta, a poucos passos de perfeita: 200!

Desejo bons estudos e que tenha muito sucesso nos teus objetivos!
Abraços
Muito obrigada pela ajuda e por essa correção tão detalhada, vou me atentar aos erros e colocar as dicas em prática :) :)
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
91 Exibições
por biam
0 Respostas 
79 Exibições
por BellaFelix
0 Respostas 
78 Exibições
por soiane
0 Respostas 
51 Exibições
por marolinda
0 Respostas 
60 Exibições
por m1r3l4
1 Respostas 
141 Exibições
por outsiderXXX
0 Respostas 
66 Exibições
por namu
3 Respostas 
431 Exibições
por FernandaCSo
0 Respostas 
146 Exibições
por marolinda
0 Respostas 
71 Exibições
por Eduarda3456

Maxy TavioCorteze lais458 Hyque Sabin[…]

A escritora norte-americana Helen Keller, é[…]

  Nesta incerteza sobre sua natureza, Roman s[…]

De acordo com a pensadora brasileira Djamila Ribei[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM