Sob essa análise, é notável a falta de acesso à higiene básica como um dos principais fatores da ampliação da pobreza menstrual. Por analogia, pode-se citar o documentário 'Absorvendo o Tabu', o qual é relatado o processo de desenvolvimento de uma máquina para a criação de absorventes biodegradáveis e de baixo custo em vilarejos indianos. Infelizmente, os equipamentos estão em uma realidade distante de alcançar todo o público necessitado, e proporcionando uma situação de vulnerabilidade social, em que mulheres e jovens deixam de estudar, trabalhar em razão da exposição do seu ciclo. Diante disso, observa-se que a desigualdade social contribui para a intensificação da problemática, prejudicando o coletivo.
Na Idade Média menstruar era algo imundo e sujo, e até mesmo médicos julgavam que era uma doença mensal que precisava ser tratada. Por conseguinte, como herança histórica, é notável a escassez de uma abordagem sobre o assunto, motivado pelo machismo e pelo tabu que ainda é imposto na sociedade, impedindo discussões sobre as implicações da pobreza menstrual nas formas de convivência humana. Posto isto, é notável que o estigma imposto agrava as condições de higiene básica, e reforça os esteriótipos criados na idade média que a menstruação era uma enfermidade.
Em virtude dos fatos mencionados, percebe-se que medidas públicas são imprescindíveis, para que meninas e mulheres tenham a oportunidade de obter itens de higiene básica. Com isso, é de suma importância que o Ministério da Educação viabilize palestras e debates para jovens, de modo à transmitir a informação sobre a menstruação desde cedo. Outrossim, é necessário também a ação de ONGs, de forma que promova iniciativas, através de anúncios da mídia, a arrecadação e a distribuição de produtos higiênicos buscando alcançar toda a sociedade brasileira. Posto isto, o Artigo 3 da Constituição Federal poderia, finalmente, ser colocado em prática.
@GustahTokan @juliardrgs @KISTX @LariLuiz @sidneytcosta @vitoriaca @wagner123 @Willa @SarahLessa @vanussa @thayolivb @anaclaradll @3m1lly
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.