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Por JuliaB
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#78793
Embora a Constituição Federal de 1988 endosse, no Artigo 3, que erradicar a pobreza e reduzir as desigualdades são metas. Percebe-se que a lei não condiz com a realidade da população brasileira, visto que, a pobreza menstrual afeta diretamente a qualidade de vida das mulheres, minando-as de terem condições de estudar e trabalhar. Assim, cabe analisar as causas do revés: a falta de acesso à higiene básica, além da estigmatização da problemática, a partir da falta de debates e diálogos na sociedade, contribuem para a ascensão do problema.

Sob essa análise, é notável a falta de acesso à higiene básica como um dos principais fatores da ampliação da pobreza menstrual. Por analogia, pode-se citar o documentário 'Absorvendo o Tabu', o qual é relatado o processo de desenvolvimento de uma máquina para a criação de absorventes biodegradáveis e de baixo custo em vilarejos indianos. Infelizmente, os equipamentos estão em uma realidade distante de alcançar todo o público necessitado, e proporcionando uma situação de vulnerabilidade social, em que mulheres e jovens deixam de estudar, trabalhar em razão da exposição do seu ciclo. Diante disso, observa-se que a desigualdade social contribui para a intensificação da problemática, prejudicando o coletivo.

Na Idade Média menstruar era algo imundo e sujo, e até mesmo médicos julgavam que era uma doença mensal que precisava ser tratada. Por conseguinte, como herança histórica, é notável a escassez de uma abordagem sobre o assunto, motivado pelo machismo e pelo tabu que ainda é imposto na sociedade, impedindo discussões sobre as implicações da pobreza menstrual nas formas de convivência humana. Posto isto, é notável que o estigma imposto agrava as condições de higiene básica, e reforça os esteriótipos criados na idade média que a menstruação era uma enfermidade.

Em virtude dos fatos mencionados, percebe-se que medidas públicas são imprescindíveis, para que meninas e mulheres tenham a oportunidade de obter itens de higiene básica. Com isso, é de suma importância que o Ministério da Educação viabilize palestras e debates para jovens, de modo à transmitir a informação sobre a menstruação desde cedo. Outrossim, é necessário também a ação de ONGs, de forma que promova iniciativas, através de anúncios da mídia, a arrecadação e a distribuição de produtos higiênicos buscando alcançar toda a sociedade brasileira. Posto isto, o Artigo 3 da Constituição Federal poderia, finalmente, ser colocado em prática.

@GustahTokan @juliardrgs @KISTX @LariLuiz @sidneytcosta @vitoriaca @wagner123 @Willa @SarahLessa @vanussa @thayolivb @anaclaradll @3m1lly
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 147

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por anasilva1
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#79175
Olá @JuliaB. Aqui está minha correção

1Desvio gramatical
2Desvio ortográfico
3Ausência ou emprego incorreto do sinal de pontuação
4Repetição de termo
5Ausência ou emprego incorreto do conectivo
6Substitua o termo/construção ou remova-o do texto
7Comentário


Embora a Constituição Federal de 1988 endosse, no Artigo 3, que erradicar a pobreza e reduzir as desigualdades são metas.3 Percebe-se que a lei não condiz com a realidade da população brasileira, visto que, a pobreza menstrual afeta diretamente a qualidade de vida das mulheres, minando-as de terem condições de estudar e trabalhar. Assim, cabe analisar as causas do revés: a falta de acesso à higiene básica, além da estigmatização da problemática, a partir da falta de debates e diálogos na sociedade, contribuem para a ascensão do problema.

❯ Elementos da introdução ❮
Repertório sociocultural:
Contraste e pertinência com o tema:
Apresentação das teses:
Estrutura adequada para redação ENEM


Sob essa análise, é notável a falta de acesso à higiene básica como um dos principais fatores da ampliação da pobreza menstrual. Por analogia, pode-se citar o documentário 'Absorvendo o Tabu', o qual é relatado o processo de desenvolvimento de uma máquina para a criação de absorventes biodegradáveis e de baixo custo em vilarejos indianos. Infelizmente, os equipamentos estão em uma realidade distante de alcançar todo o público necessitado, e proporcionando uma situação de vulnerabilidade social, em que mulheres e jovens deixam de estudar, trabalhar em razão da exposição do seu ciclo. Diante disso, observa-se que a desigualdade social contribui para a intensificação da problemática, prejudicando o coletivo.

❯ Elementos do desenvolvimento ❮
Tópico frasal:
Contextualização:
Argumentação:
Finalização:
Estrutura adequada para redação ENEM


6Na Idade Média menstruar era algo imundo e sujo, e até mesmo médicos julgavam que era uma doença mensal que precisava ser tratada. Por conseguinte, como herança histórica, é notável a escassez de uma abordagem sobre o assunto, motivado pelo machismo e pelo tabu que ainda é imposto na sociedade, impedindo discussões sobre as implicações da pobreza menstrual nas formas de convivência humana. Posto isto, é notável que o estigma imposto agrava as condições de higiene básica, e reforça os esteriótipos criados na 2idade média que a menstruação era uma enfermidade.

Substituição: Na Idade Média menstruar era algo imundo e sujo, e até mesmo médicos julgavam que era uma doença mensal que precisava ser tratada. ➝ Na Idade Média, menstruar era considerado um ato sujo, o qual médicos julgavam ser uma doença mensal que precisava ser tratada.
❯ Elementos do desenvolvimento ❮
Tópico frasal:
Contextualização:
Argumentação:
Finalização:
Estrutura adequada para redação ENEM


Em virtude dos fatos mencionados, percebe-se que medidas públicas são imprescindíveis, para que meninas e mulheres tenham a oportunidade de obter itens de higiene básica. Com isso, é de suma importância que o Ministério da Educação viabilize palestras e debates para jovens, de modo 1à transmitir a informação sobre a menstruação desde cedo. Outrossim, é necessário também a ação de ONGs, de forma que promova iniciativas, através de anúncios da mídia, a arrecadação e a distribuição de produtos higiênicos3 buscando alcançar toda a sociedade brasileira. Posto isto, o Artigo 3 da Constituição Federal poderia, finalmente, ser colocado em prática.

➤ Sua conclusão possui duas partes:
1ª - Em virtude dos fatos mencionados, percebe-se que medidas públicas são imprescindíveis, para que meninas e mulheres tenham a oportunidade de obter itens de higiene básica. Com isso, é de suma importância que o Ministério da Educação viabilize palestras e debates para jovens, de modo à transmitir a informação sobre a menstruação desde cedo.
2ª - Outrossim, é necessário também a ação de ONGs, de forma que promova iniciativas, através de anúncios da mídia, a arrecadação e a distribuição de produtos higiênicos buscando alcançar toda a sociedade brasileira. Posto isto, o Artigo 3 da Constituição Federal poderia, finalmente, ser colocado em prática.
Recomendo escrever uma conclusão com apenas o conjunto que possa intervir na problemática, pois cada uma das partes está faltando pontos. Nesse caso, considerei apenas a 2ª, por ter mais elementos presentes.
❯ Elementos da conclusão ❮
Agente (quem fará?):
Ação (o que será feito?):
Meio/modo (como será feito?):
Finalidade (para quê será feito?):
Detalhamento (para algum dos citados):
Estrutura incompleta para redação ENEM
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