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Por Amand4
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#78238
Após o fim da guerra fria, os Euas não tinham mais nescessidade de apoiar ditaduras militares na América Latina, afim de "combater o comunismo", assim o já moribundo regime militar Brasileiro chegara ao fim em 1985 e oficialmente em 89 com a promulgação da nova constituição. Assim encerrou-se o "milagre econômico " da década anterior,mergulando o pais em crises e elevadas taxas de desemprego, então os anos 80 foram batizados de "a década perdida" e seus jovens viviam a angustia de dias incertos , assim como seus descentes vivem agora, convém entender o porque.
Segundo o Pisa,9% dos estudantes Brasileiros estão matriculados em programas vocacionais e 39% dos empregos almejados universitários tendem a desaparecer nos próximos anos. Isso revela uma falta de perspectiva gigantesca acerca do futuro,de uma geração que mesmo tendo o mundo nas mãos, está estagnada perante as crises e dificuldades que seus pais tem enfrentado. Não é dificil entender o porque.
O Brasil tem hoje a maior taxa de inflação desde a criação do plano real, em 1994, e o desemprego mantem recorde de 14,7%, isto tudo, em meio a uma pandemia global de um vírus que já matou, 580 mil Brasileiros e com um governo que mais do que nunca viola seus direitos, tirando verbas da educação, programas científicos e universidades.
É necessário algo que tire esses jovens da inércia e deste ciclo vicioso, afinal o passado é uma roupa que não serve mais, como diria Belchior, e já se faz urgente começar a pensar como aprimorar o conhecimento dessa geração visando desenvolvimento futuro.
Sendo assim, cabe ao ministério da educação fornecer estruturas para que os estudantes acompanhem as novas oportunidades do novo mercado de trabalho, e ao governo federal investir em programas que possibilitem a ascessibilidade de crianças e adolescentes a ciência e tecnologia atendendo também a população mais vulnerável, que é a que mais anseia por mudanças, isto para que o passado seja apenas uma base de estudos e não um molde para o futuro.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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Por nicolas2003
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#78415
Opa, tudo bem?
Eu li a sua redação e queria apenas dar um feedback sobre a competência "demonstrar domínio da norma culta". Na introdução ficou muito visível a repetição do "assim", isso provavelmente iria te fazer perder alguns pontos importantes. Tente reorganizar o começo do seu texto, seguindo esse molde:
- apresentar uma ideia/alusão (nesse caso, os EUA e a guerra fria)
- conectar essa ideia com o tema
- apresentar a sua tese

O Enem gosta de cobrar um padrão para correção das redações, se você focar em apresentar algum conhecimento geral, depois conectar com o tema da redação e, no final do parágrafo introdutório, afirmar sua posição a respeito (constituindo a tese) você consegue uma pontuação mais alta nessas competências.
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Por Amand4
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#78559
nicolas2003 escreveu:Opa, tudo bem?
Eu li a sua redação e queria apenas dar um feedback sobre a competência "demonstrar domínio da norma culta". Na introdução ficou muito visível a repetição do "assim", isso provavelmente iria te fazer perder alguns pontos importantes. Tente reorganizar o começo do seu texto, seguindo esse molde:
- apresentar uma ideia/alusão (nesse caso, os EUA e a guerra fria)
- conectar essa ideia com o tema
- apresentar a sua tese

O Enem gosta de cobrar um padrão para correção das redações, se você focar em apresentar algum conhecimento geral, depois conectar com o tema da redação e, no final do parágrafo introdutório, afirmar sua posição a respeito (constituindo a tese) você consegue uma pontuação mais alta nessas competências.
@nicolas2003,
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