Segundo o Pisa,9% dos estudantes Brasileiros estão matriculados em programas vocacionais e 39% dos empregos almejados universitários tendem a desaparecer nos próximos anos. Isso revela uma falta de perspectiva gigantesca acerca do futuro,de uma geração que mesmo tendo o mundo nas mãos, está estagnada perante as crises e dificuldades que seus pais tem enfrentado. Não é dificil entender o porque.
O Brasil tem hoje a maior taxa de inflação desde a criação do plano real, em 1994, e o desemprego mantem recorde de 14,7%, isto tudo, em meio a uma pandemia global de um vírus que já matou, 580 mil Brasileiros e com um governo que mais do que nunca viola seus direitos, tirando verbas da educação, programas científicos e universidades.
É necessário algo que tire esses jovens da inércia e deste ciclo vicioso, afinal o passado é uma roupa que não serve mais, como diria Belchior, e já se faz urgente começar a pensar como aprimorar o conhecimento dessa geração visando desenvolvimento futuro.
Sendo assim, cabe ao ministério da educação fornecer estruturas para que os estudantes acompanhem as novas oportunidades do novo mercado de trabalho, e ao governo federal investir em programas que possibilitem a ascessibilidade de crianças e adolescentes a ciência e tecnologia atendendo também a população mais vulnerável, que é a que mais anseia por mudanças, isto para que o passado seja apenas uma base de estudos e não um molde para o futuro.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada