Em vista desse panorama, é válido se ater á máxima dita pelo sociólogo francês Émile Durkheim, "nosso egoísmo é, em grande parte, produto da sociedade", pois se a problemática for avaliada por uma ótica social e histórica, considerando que as disparidades sociais que em grande parte fomentam atualmente a pirataria, estão intrinsecamente ligadas à formação também desigual do país, nota-se então que a falta de mecanismos de ingresso á filmes, séries e todo o arcenal audiovisual, nascente de uma grande parte da população em estado de pobreza, fez-se o cenário ideal para a reprodução ilegal de conteúdo em grande escala, que por sua vez são formas diretas de desvalorizar e de tirar o sustento de diversos tipos de autores.
Entretanto, existem ainda aquelas pessoas que apesar de possuírem os recursos necessários para acessar plataformas e todas as fontes de conteúdos, ainda assim utilizam artifícios ilícitos. Diante desse fato, uma ênfase maior no aspecto moral se faz necessária, pois apesar de nenhum motivo do consumo da pirataria ser legalmente justificado e aceito, é fundamental ponderar a diferença de quem a manuseia por falta de escolha ou simplesmente por preferência, pois como dito outrora, as raízes socioeconômicas ligadas à escassez de democratização cultural é um fator marcante na história desse país.
Posto isto, a pirataria é um obstáculo que o Ministério da Educação e da Cultura devem solucionar por meio de saraus, palestras e rodas de conversas nas escolas, juntamente com investimento na veiculação em horários específicos na TV aberta afim de entreter a população e assim atenuar a busca por métodos contrários à lei.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada