A partir dessa perspectiva, imprime-se que a estabilidade familiar não atinge a todas as crianças em seu período de desenvolvimento, o que pode acarretar variados problemas ao longo de suas vidas. A ausência de figuras que guiem e eduquem estas é decisiva, principalmente no aspecto da passagem de exemplos. Assim, um indivíduo que cresceu em uma família instável, violenta ou omissa terá problemas comportamentais e psicológicos, com ideais morais do que aprendeu em sua juventude.
Em paralelo, a carência de direitos e serviços por parte da população está relacionada a um abismo educacional no país. Nesse cenário, verifica-se que uma instituição escolar de qualidade se torna elitista e não está ao alcance da maioria dos habitantes. Isso ocorre tanto por falta de investimento público quanto pela privação da cultura e ensino da camada de menor renda. Por consequência, serão preparadas pessoas sem valiosos aprendizados, ademais de providenciar escassez de oportunidades em sua vida.
Portanto, depreende-se que medidas sejam adotadas para mitigar a problemática. De acordo com Thomas Hobbes, é responsabilidade do Estado assegurar o bem-estar da população. Sob esta visão, é necessário que o governo, por meio de ações pelo Ministério da Educação (MEC), que zela pela educação nacional, empregue verbas a fim de fortalecer esta, aprimorando as instituições já existentes e originando novas de forma a facilitar o acesso a elas. No âmbito familiar, um programa governamental deve ser elaborado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MDH), com a ação de orientadores nas escolas para providenciar lares saudáveis às novas gerações, em conjunto com o Conselho Tutelar. Assim sendo, conforme a concepção de Immanuel Kant, a educação fará seres humanos conscientes, informados e de direitos certificados.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.