Primordialmente, é necessário citar que a falta de interesse por parte do Estado infere negativamente no combate a problemática. Segundo o geógrafo brasileiro Milton Santos, no texto "As cidadanias mutiladas", a democracia só é efetiva quando atinge a totalidade do corpo social, ou seja, na medida em que os direitos são universais e desfrutados por todos os cidadãos. Nessa perspectiva, o direito à saúde deve ser mediado à todos os membros do corpo social, porém, tendo em vista a marginalização sofrida pelos que buscam tratamento gratuito e de direito constitucional para doenças mentais, nota-se que essa norma é excludente. Para tanto, o aumento dessas doenças em contraste às precárias condições de manutenção de hospitais públicos especializados é um fator que eleva negativamente o problema.
Ademais, a ignorância por parte da população em relação as causas e aos tratamentos de patologias do gênero agravam a situação. De acordo com os iluministas Diderot e D'Alambert, autores da enciclopédia, é fundamental o combate à alienação dos cidadãos, garantindo, assim, aos mesmos, sua efetiva liberdade. Segundo essa linha de raciocínio, assegurar que as pessoas conheçam as doenças mentais, seus estigmas relacionados, assim como seus efeitos e tratamentos, é de suma importância para o combate à imperícia dos mesmos. Dessa forma, ao se conhecer a realidade do outro, situações que acabam por criar obstáculos ao tratamento e reabilitação do indivíduo ou impedimentos à sua autonomia, por exemplo, serão menos frequentes na sociedade.
Portanto, urge que o Poder Público trace medidas eficientes para combater o impasse. Assim sendo, o Estado deve promover a criação de uma nova matéria nas escolas onde os alunos, juntamente com professores especializados no assunto, debatam sobre saúde mental e aprendam, através de livros didáticos voltados para a pauta em questão, sobre temas antes estigmatizados, para que possam, assim, fortalecer o senso de comunidade e as relações de bem-estar social. Dessa forma, situações como as descritas na obra de Daniel Keyes, não serão um realidade no país.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.