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Por Jubileu
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#78036
A Constituição Federal de 1988 determina em seu Artigo 6° o direito a educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Porém, tal premissa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa o atual cenário pandêmico, que vêm dificultando seriamente o acesso à educação no país. Esse panorama lamentável ocorre não só em razão da desigualdade social presente na vida de muitos cidadãos, mas também da infraestrutura precária fornecida aos estudantes
Desse modo, em primeira análise, é importante ressaltar a grande desigualdade social presente no Brasil como um grande impulsionador do problema. Os filósofos Karl Marx e Friedrich Engels defendiam que todas as sociedades existentes transpassavam o legado da luta de classes. E de fato, tal luta é algo que persiste na sociedade contemporânea, uma vez que estudantes com baixa renda dificilmente conseguem ter acesso a uma internet de qualidade para realizar as atividades acadêmicas; sem falar na falta de um espaço adequado para destinar aos estudos, o que acaba prejudicando o aprendizado e desmotivando esses jovens. Logo, é inadmissível que este cenário continue a perdurar.
Em paralelo, a má infraestrutura fornecida aos estudantes por parte do governo intensifica a gravidade do problema. Para Zygmunt Bauman, as instituições, dentre elas o estado, fazem de tudo para manter sua forma, mas perdem o principal que é sua função social. De fato, a afirmação do sociólogo é verificada no cotidiano, já que uma das principais dificuldades do ensino remoto é a falta de equipamentos, como notebooks e celulares, que muitos alunos possuem e que não lhes é fornecido pelo Estado; o que, consequentemente, dificulta o acesso às aulas. Assim sendo, é fundamental que o conceito das “instituições zumbis” - criado por Bauman - seja superado.
Depreende-se, portanto, a necessidade de combater a desigualdade e a má infraestrutura que impera. Para isso, cabe ao governo, em parceria com o MEC (Ministério da Educação), doar equipamentos, como notebooks e tablets, para aqueles estudantes que precisam, através de uma parceria com empresas de tecnologia, bem como uma realocação de verbas, com o objetivo de proporcionar aos jovens melhores condições de ensino. Tal ação pode contar ainda com a disponibilização de planos com internet para os estudantes. Assim espera-se uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos elencados na Magna Carta.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por thayolivb
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#78164
Excelente redação! A maioria das pontuações - com exceção de alguns erros ortográficos - são sugestões e não erros de fato que poderiam tirar pontos no enem, mas vale ficar atento.


A Constituição Federal de 1988 determina em seu Artigo 6° o direito a educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Porém, tal premissa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa o atual cenário pandêmico, que vêm dificultando seriamente o acesso à educação no país. Esse panorama lamentável ocorre não só em razão da desigualdade social presente na vida de muitos cidadãos, mas também da infraestrutura precária fornecida aos estudantes
Desse modo, em primeira análise, é importante ressaltar a grande desigualdade social presente no Brasil como um grande impulsionador do problema. Os filósofos Karl Marx e Friedrich Engels defendiam que todas as sociedades existentes transpassavam o legado da luta de classes. E de fato, tal luta é algo que persiste na sociedade contemporânea, uma vez que estudantes com baixa renda dificilmente conseguem ter acesso a uma internet de qualidade para realizar as atividades acadêmicas; sem falar na falta de um espaço adequado para destinar aos estudos, o que acaba prejudicando o aprendizado e desmotivando esses jovens. Logo, é inadmissível que este cenário continue a perdurar.
Em paralelo, a má infraestrutura fornecida aos estudantes por parte do governo intensifica a gravidade do problema. Para Zygmunt Bauman, as instituições, dentre elas o estado, fazem de tudo para manter sua forma, mas perdem o principal que é sua função social. De fato, a afirmação do sociólogo é verificada no cotidiano, já que uma das principais dificuldades do ensino remoto é a falta de equipamentos, como notebooks e celulares, que muitos alunos possuem e que não lhes é fornecido pelo Estado; o que, consequentemente, dificulta o acesso às aulas. Assim sendo, é fundamental que o conceito das “instituições zumbis” - criado por Bauman - seja superado.
Depreende-se, portanto, a necessidade de combater a desigualdade e a má infraestrutura que impera. Para isso, cabe ao governo, em parceria com o MEC (Ministério da Educação), doar equipamentos, como notebooks e tablets, para aqueles estudantes que precisam, através de uma parceria com empresas de tecnologia, bem como uma realocação de verbas, com o objetivo de proporcionar aos jovens melhores condições de ensino. Tal ação pode contar ainda com a disponibilização de planos com internet para os estudantes. Assim espera-se uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos elencados na Magna Carta.


Erro 1: use crase
Erro 2: sem acento circunflexo pois é singular
Erro 3: repetição de termo
Erro 4: marca de informalidade. Sugiro colocar ponto final e iniciar a frase com um conectivo como "Além disso"
Erro 5: não há necessidade do termo "uma" ou "um"
Erro 6: repetição de termo, sugiro diversificar os conectivos
Erro 7: não deveria ser "não possuem"? da forma como está escrito ficou contraditório ao que você defende
Erro 8: a sigla deve vir depois do nome e entre parênteses
Erro 9: O MEC é uma extensão do agente governo, então "parceria" não seria o termo adequado, sugiro "em consonância" ou "por intermédio"
Erro 10: Use "por meio de" e não "através" o sentido de através é estar literalmente transverso a algo
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Por Jubileu
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#78212
Ta bem, já anotei as recomendações. Obrigada pela correção! 😊
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