Precipuamente, cabe ressaltar a inexistência de incentivo à leitura na infância. Nesse sentido, o médico brasileiro Drauzio Varella afirma em seu artigo "Violência Epidêmica" que as crianças agem por imitação, ou seja, sem nunca ter visto um adulto andar elas literalmente andarão de quatro o resto da vida. Assim sendo, com os adultos engajados em outras realidades -tecnologias, principalmente -, as crianças seguirão os mesmos passos não dando relevância à literatura e sendo direcionadas somente aos jogos eletrônicos e às redes sociais. Dessarte, é imprescindível que o público infantil seja instigado aos livros.
Por conseguinte, ausência da leitura na infância engendra pessoas alienadas e acríticas. Esse aspecto é observado pelo jornalista brasileiro Gilberto Dimenstein no livro "O Cidadão De Papel", em que a sociedade é absorta de seus direitos pela falta de ler e se informar. Por causa disso, o corpo social é pouco criativo e tem insuficiente conhecimento de seus direitos e deveres, perdendo o senso crítico e ficando suscetível a demagogos e manipuladores. Logo, é preciso reverter esse cenário.
Infere-se, portanto, que a literatura tem grande papel na formação infantil. Por isso, o Ministério da Educação (MEC) - órgão responsável pela educação brasileira - deve viabilizar o estímulo à literatura por meio da criação de salas de leitura e da disponibilização de livros para o público infantojuvenil, com o fito de formar cidadãos críticos e perscrutadores. Assim, é possível ter crianças imaginativas e criativas como a personagem Anne Shirley.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.