Em primeiro lugar, é importante destacar que as crianças costumam achar a leitura algo entediante, culpa da falta de incentivo. Se a leitura for aplicada desde cedo, pode ajudar no desenvolvimento infantil, aumentando a concentração, ampliando a compreensão, aflorando o lado criativo e também pode ser um apoio na hora de aprender a ler e escrever. Mas pela falta de estímulo, ou por terem sido apresentadas a livros difíceis e que não fazem o seu gosto, as crianças acabam achando a tarefa de ler muito maçante, o que torna criar um hábito desafiador para elas e, até mesmo, acabam criando traumas.
Além disso, é necessário apontar o descanso em relação à falta de estrutura no ambiente escolar. A escola exerce um papel muito importante na formação de leitores, mas isso fica cada vez mais complicado quando não se tem a qualificação e preparo, a falta de livros, de professores e dos métodos arcaicos prejudica ainda mais essa questão. Se fosse aplica de maneira correta, a leitura pode ajudar ainda mais na interpretação de textos, um raciocínio claro, além de poder questionar e formular argumentos bem fundamentados. Por isso, é essencial que medidas sejam tomadas para que esses empecilhos possam ser solucionados.
Portanto, sem dúvida, são necessários recursos para superar esse problema. Por isso, é imprescindível que o Estado Brasileiro, através do Ministério da Educação e de profissionais da área promova palestras e cursos para professores buscando uma melhor aplicação da leitura e também conscientizar os pais por meio da mídia para encorajar os seus filhos a lerem. Dessa forma, a realidade dos pequeninos possa se assemelhar mais com a de Rory Gilmore.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada