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Por Emill37
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O artigo 6º da constituição federal de 1988 assegura a todos brasileiros o direito à educação. Todavia tal prerrogativa não tem se cumprido ao se observar os desafios do ensino remoto devido à pandemia causada pelo coronavírus. Diante dessa realidade se fez notório as desigualdades sociais e o atraso nos modelos educacionais de muitas instituições públicas brasileiras, revelando como nesse período a educação, em tese direito de todos, teve seu alcance limitado.
Nessa pandemia muitas situações de desigualdade se agravaram e muitas delas repercutem negativamente na vida dos estudantes. Nesse sentido se observa que esses problemas ocorrem com alunos de baixa renda que sofrem por instabilidade financeira, pela falta de estrutura em suas casas, pois não possuem as ferramentas tecnológicas adequadas; nem acesso à internet, dados do IBGE revelam que no fim de 2019 4,3 milhões de alunos não estavam conectados à rede. Realidade esta que não mudou durante a pandemia, pois infelizmente há muitos estudantes sem poder acessar as aulas virtuais.
Além disso é importante ressaltar, que em muitas escolas há a predominância de um modelo de ensino tradicional que não se encaixa nos moldes das aulas virtuais. Paulo Freire acreditava que esses processos educacionais formam uma consciência bancária nos alunos, logo estes não se interessam pela aprendizagem como um todo, mas apenas em guardar e reproduzir o que o professor diz. Porém esses métodos não se aplicam no ensino remoto, que depende da autonomia do estudante, e por isso muito discentes estão sofrendo pra se adaptar visto que não conseguem organizar seus estudos o que torna todo o processo de aprendizagem frustrante.
Afim de que haja uma maior democratização do ensino em tempos de pandemia se faz necessário medidas governamentais que distribuam equipamento eletrônicos e acesso à internet aos estudantes que precisam, já que o acesso à informação é um direito universal. Enquanto que nas escolas se faz urgente a adoção de um modelo que busque a autonomia pedagógica, fazendo com que o aluno se torne protagonista do seu aprendizado ao passo que o professor se torna um guia nessa jornada do saber. É certo que esse cenário pandêmico não é o melhor para se viver, mas se houver as tomadas de decisões certas será possível construir um futuro Brasil onde enfim a educação de qualidade será assegurada a todos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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