Em princípio, vale apontar que a normatização do trabalho exacerbado anula o senso crítico do indivíduo. Nesse aspecto, o filósofo Byung-Chul Han, estudioso das relações interpessoais, caracteriza a população hodierna como “sociedade do cansaço” uma vez que os indivíduos têm trabalhado cada vez mais, levando seu corpo e mente à exaustão. Sob essa ótica pode-se afirmar que, imersos nessa brutal rotina de excessivas horas trabalhando e expostos à confusão mental advinda dessa sobrecarga, se torna dificultoso identificar situações de assédio moral nos vínculos sociais. Logo, é mister a retomada da capacidade de julgamentos dos subordinados por meio de debates que escancarem essa problemática empresarial.
Outrossim, tem-se como agravante desse quadro, a abordagem deficiente desse tema na Consolidação das Lei Trabalhistas (CLT), repercutindo em desamparo de quem busca denunciar essa categoria de assédio. Acerca disso, sancionada pelo ex-presidente do Brasil Getúlio Vargas, a CLT regulamenta direitos dos funcionários e abrange temas como férias e jornada de trabalho. No entanto, o documento se prova obsoleto na medida em que exclui do seu texto punições aplicáveis em casos de assédio moral no ambiente de trabalho. Sendo assim, receosos da impunidade de seus abusadores, há a abstenção dos envolvidos, conjuntura que demanda mudanças.
Portanto, diante do exposto, é imperioso o engajamento do Ministério do Trabalho, em consonância com suas secretarias, na promoção de reformulação dos direitos trabalhistas. Tal prerrogativa deve ser firmada por meio de projeto de lei a ser aprovado na Câmara dos Deputados, devendo o adendo firmar com clareza os limites das relações entre superior e subordinado, além de prever punições adequadas para casos de transgressão. Nesse sentido, tão ação objetiva fundamentar as denúncias para que estas não sejam negligenciadas. Além disso, baseadas na norma criada, propagandas conscientizadoras devem ser veiculadas na mídia, pelo Ministério da Educação, com a finalidade de esclarecer as nuances de um tratamento hostil em ambiente de trabalho, para que seja fácil ao funcionário identificar tais crimes quando ocorrerem.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.