A princípio, é importante ressaltar o elevado número de veículos no trânsito, já que este é o principal motivo de congestionamento nas ruas e avenidas. Com o advento da Segunda Revolução Industrial, emergiu a indústria automobilística, ou seja, houve um crescimento excessivo de automóveis e, consequentemente, um aumento significativo de doenças relacionadas ao caos no trânsito. Nesse contexto, o estresse é o mais recorrente entre os cidadãos brasileiros, visto que as horas de engarrafamento enfrentadas diariamente influenciam a rotina. Dessa forma, percebe-se que os transtornos no trânsito é prejudicial à sociedade.
Ademais, convém lembrar também o impacto à natureza causado pelo trânsito, uma vez que esta influencia diretamente a saúde humana. Com a intensificação do êxodo rural houve um inchaço urbano nas grandes cidades, isto é, um crescimento desordenado das cidades. Além disso, o crescimento constante de automóveis impacta o bem estar dos indivíduos, visto que com o constante convívio em trânsito caótico há efeitos nocivos à sociedade. Logo, a circulação exacerbada de veículos causam efeitos nocivos à população.
Portanto, nota-se os efeitos negativos à sociedade causados pelos transtornos no trânsito. Por isso, cabe ao poder público, mediante a ajuda da sociedade, incentivar a população a utilizar transporte alternativo, como a bicicleta por exemplo. Esta proposta tem o objetivo de reduzir o trânsito excessivo para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e, assim, reduzir seus efeitos à sociedade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.