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Por pedrofernan
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"O cidadão invisível" trata da desvalorização de alguns indivíduos na sociedade brasileira. De fato, a crítica de Dimenstein é verificada na importância da representividade negra para combater o racismo no esporte, que se faz presente no cotidiano de vários atletas. Nesse sentido, observa-se um delicado problema, que tem como causas a falta de punição grave e a má influência midiatica.

Dessa forma, em primeira análise, a falta de punição drastica é um desafio presente no problema. Djamila Ribeiro explica que é preciso tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas. Porém, há uma falta de de punições, visto que o racismo no esporte ainda se faz presente, gerando a indignação de atletas, e tendem a desistir do esporte. Logo, urge terar essa situação da invisibilidade para atuar sobre ela, como defende a pensadora.

Em paralelo, a má influência midiatica é um entrave no que tange ao problema. Segundo pesquisas realizadas pelo Grupo de Estudos de Ação Afirmativa (GEMAA), cerca de 78% das publicidades é composta por pessoas brancas. Pela interpretação do índice é nítida a importância da representividade negra para combater o racismo no esporte, uma vez que são inúmeras propagandas produzidas é cerca de 22% delas contam com a representividade de pessoas negras. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

Portanto, é necessário intervir sobre o problema. Para isso, os Orgãos Esportivos devem tomar medidas mais rígidas, a fim de reverter os casos de racismo. Tal ação pode, ainda utilizar de meios tecnológicos para captar possiveis insutos preconceituosos em partidas esportivas. Paralelamente, é preciso intervir sobre a má influência midiática presente no problema. Dessa maneira, o Brasil poderá ter menos "cidadões de papel", como defendeu Dimenstein.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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