Primeiramente, o sistema denominado "EAD" implica o uso de dispositivos digitais e a supervisão dos familiares responsáveis nas atividades seculares. Na medida em que o IGBE indica que um 64% da população tem acesso as novas tecnologias de informação é destacadi o fato de que um setoe social é impossibilitado de participar do sistema de ensino online por falta das ferramentas. Ainda, a ausência dos pais pela atividade laboral ou falta de escolaridade nestes, empecilha o desenvolvimento das atividades especialmente entre as crianças; também, espaços sem acesso à internet de qualidade entorpece a participação no sistema "EAD".Dessa forma, coloca-se a um grupo de estudantes em desvantagens, reafirmando a desigualdade no Brasil.
Paralelamente, a restrição do espaço escolar ao mesmo local de convivência familiar a tenha problemas psicológicos e emocionais. Devido a que, em certas situações a escola representa o escaoe de um amvente doméstico violento, afecções mentais como a depressão são agravadas durante o isolamento. Da mesma forma, uma brecha entre alunos e professores faz com que o aprendizado seja entorpecido, gerando estresse e sentimentos de incapacidade em ambas as partes. Além disso, sendo seres sociais segundo Aristóteles, a ausência do ambiente escolar impede o desenvolvimento das habilidades necessárias para lograr esse objetivo. Em suma, a pandemia tem contribuído pejorativamente no terceiro pais com mais enfermidades mentais.
Diante do exposto, ao tempo em que são estudadas propostas para a volta das aulas presenciais, é preciso que o Ministério da Educação proporcione suporte psicológico e recursos tecnológicos aos alunos e professores das escolas públicas por meio de verbas devidamente administradas, logrando assim a proteção da sanidades mentaldestes e a garantia da participação universal à educação.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada