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Por Aluninha
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O filósofo francês Sartre defende que cabe ao ser humano escolher seu modo de agir, pois, este seria livre e responsável. No entanto, percebe-se a irresponsabilidade da sociedade no que concerne a questão da mobilidade sustentável no Brasil. Nesse sentido, é preciso que estratégias sejam aplicadas para alterar essa situação, que possui como causas a precariedade envolvida nos transportes públicos e a falta de conhecimento a respeito dos meios sustentáveis.
Diante desse cenário, vale destacar que a Constituição Federal de 1998 prevê direitos e deveres a todos os cidadãos. Entretanto, o que se observa é a violação desses, haja vista que a negligência governamental se dá pela falta de investimentos estatais em meios de transportes público, tais como ônibus e outros meios sustentáveis gratuitos para a população. Sendo assim, tais fatores podem contribuir para o aumento dos impactos ambientais negativos.
Nesse viés, é imprescindível salientar que a desinformação é outro fator que corrobora com a manutenção do problema, visto que grande parte da população não reconhecem os benefícios dispostos pelos transportes sustentáveis. Nessa perspectiva, tal problemática deve receber uma atenção especial, pois, como afirma o escritor português José Saramago, é preciso solucionar o problema e não apenas enxergá-lo.
Portanto, diante dos aspectos conflitantes relacionados à problemática, fica evidente a necessidade de que o Governo Federal elabore projetos e políticas públicas que visem a valorização da mobilidade sustentável. Sendo assim, ser realizadas a partir de campanhas em redes sociais e distribuição de panfletos, que informem a respeito da importância da preservação do meio ambiente para as gerações futuras. Além disso, deve-se ministrar palestras em instituições de ensino, mostrando os benefícios do uso de transportes sustentáveis. Dessa forma, será possível a construção de uma sociedade consciente.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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