Em primeira análise, deve - se pontuar que a desigualdade racial é um importante obstáculo para o combate ao racismo. Isto porquê essa problemática inegavelmente promove a exclusão do povo negro de âmbitos sociais de extrema relevância, tal como a educação. A educação tem se tornado com o passar dos tempos cada vez mais elitizada o que afasta negros e pardos, pois segundo o IBGE, pretos representam 75% dos brasileiros que vivem na miséria. Neste viés, enquanto os cidadãos brancos permanecerem privilegiados em detrimento dos cidadãos pretos, o direito constitucional será uma realidade distante para o povo afrodescendente.
Ademais, outro fator é um empecilho para combater o racismo: a discriminação racial. Segundo o filósofo Silvio Luiz de Almeida, o racismo se expressa concretamente como desigualdade de forma política, jurídica e econômica. O que de fato, evidencia que pretos são vítimas de discriminação de diversas maneiras. Em seu cotidiano, estas pessoas são vistas pelo povo branco, como marginais, o que origina - se de um esteriótipo do preto criminoso e violento com a população de pele clara. Deste modo é notório que medidas precisam ser tomadas para que a discriminação se torne insignificante.
Frente a tais impasses, cabe ao governo implementações de projetos sociais voltados para uma maior inclusão das pessoas pretas na sociedade. Que também contribuam para uma reeducação a cerca do racismo, por meio das escolas, palestras e campanhas com ONG'S. Sendo assim, o racismo diminuiria de forma significativa.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.