A princípio, uma parcela da população brasileira ignora como o lixo descartado pode afetar o meio ambiente e causar consequências à sociedade. Em consonância com o sociólogo Zygmunt Bauman, os indivíduos, na sociedade contemporânea, preferem o bem individual em detrimento do bem coletivo. Nesse sentido, ao jogar detritos em lagoas, terrenos baldios ou qualquer outro espaço impróprio a essa finalidade, as pessoas ignoram que esses mesmos objetos poluem mananciais de rios, criam ambientes propícios para a proliferação de animais transmissores de doenças e, com isso, diminui a qualidade de vida de toda a população. Desse modo, é necessário a união da coletividade a fim de mitigar essa conjuntura.
Outrossim, o Estado é peça fundamental para entender esse quadro. Segundo o pensamento do economista John Keynes, as autoridades públicas de um país devem amparar a sua população em seus direitos básicos, nesse caso, é preciso garantir a proteção ambiental e a qualidade de vida dos cidadãos. Nessa perspectiva, o Brasil é um dos países com menor índice de reciclagem do mundo, contribuindo, assim, para o supracitado “descarte a céu aberto”, além disso, poucos municípios possuem meios de transportar reciclados, situação que contribui para o baixo índice de reciclagem. Dessa forma, o governo deve reavaliar suas políticas voltadas ao descarte de resíduos e com o propósito de sair da categoria de piores países em relação ao tratamento de material descartável.
Evidencia-se, portanto, que a problemática do lixo, na sociedade brasileira, deve ser debatida e resolvida. Para tanto, a Secretaria Especial de Comunicação Social deve divulgar publicidades para conscientizar a população dos riscos que o descarte impróprio do lixo leva à população. Além disso, os municípios do país devem desenvolver e aplicar leis que redirecionem uma parcela da arrecadação municipal na compra de transportadores de lixo reciclável com a intenção de facilitar a coleta.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.