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Por Isabelaassis
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#77233
A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, garante em seu artigo 6° o direito à saúde como inerente à todo cidadão brasileiro. Conquanto, essa prerrogativa não têm se reverberado com ênfase, na prática, quando se observa o crescimento do número de casos de AIDS entre os jovens no Brasil, dificultando a universalização desse direito tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que contribuem para que esse cenário continue a perdurar.
Em uma primeira análise, é válido ressaltar que a AIDS é uma doença autoimune grave, sexualmente transmissível e apesar dos sintomas serem amenizados por medicamentos que atualmente são oferecidos gratuitamente no Brasil pelo SUS (Sistema Único de Saúde), é crônica .Nesse sentido, ainda há negligência e falta de investimentos por parte do Estado no tratamento e proliferação dessa doença. Essa conjuntura, vai contra as ideias do filósofo contratualista John Locke, que afirma em sua teoria do “Contrato Social” que é dever do Governo garantir direitos indispensáveis como a saúde aos cidadãos. Todavia, não tem sido colocada em prática pelos governantes da nação.
Ademais, a falta de informação contribui para o crescimento do número de casos de AIDS entre os jovens no Brasil, visto que, muitos deles não têm acesso à campanhas preventivas e informativas a favor do uso de preservativos durante o ato sexual, que em muitos casos podem impedir a contaminação não só pela AIDS, mas de outras doenças, como gonorreia, sífilis e até outro grave problema social, a gravidez na adolescência. Não obstante, a educação sexual nas escolas seria de grande ajuda para a prevenção dessas comorbidades , porém, ainda é tratada como um tabu na sociedade, o que pode ser uma influência para crescimento do número de afetados pela AIDS. Logo ,medidas devem ser tomadas para combater esse impasse.
Portanto, o Ministério da Educação deve implantar na carga horária anual das escolas, aulas e palestras de educação sexual para os alunos a partir de 14 anos, para que sejam informados dos riscos de contrair essas doenças e como evitá-las. Além disso, o Poder Executivo em conjunto com as mídias digitais , deve criar campanhas de conscientização em forma de vídeos curtos, sobre as doenças sexualmente transmissíveis e divulga-las nas redes sociais, para que a sociedade e família possam reforçar o alerta da gravidade de transmissão dessas comorbidades entre os jovens e o número de casos diminua. Assim, será possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos elencados na Magna Carta.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por anasilva1
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#77274
Olá @Isabelaassis. Aqui está minha correção

1Desvio gramatical
2Desvio ortográfico
3Ausência ou emprego incorreto do sinal de pontuação (vírgula, ponto)
4Repetição de termo
5Ausência ou emprego incorreto do conectivo
6Substitua o termo
7Comentário adicional


A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, garante em seu artigo 6° o direito à saúde como inerente à todo cidadão brasileiro. Conquanto, essa prerrogativa não 1têm se reverberado com ênfase, na prática, quando se observa o crescimento do número de casos de AIDS entre os jovens no Brasil, dificultando a universalização desse direito tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que contribuem para que esse cenário continue a perdurar.

❯ Elementos da introdução ❮
Repertório sociocultural:
Contraste e pertinência com o tema:
Apresentação das teses:
Estrutura incompleta para redação ENEM


Em uma primeira análise, é válido ressaltar que a AIDS é uma doença autoimune grave, sexualmente transmissível e apesar dos sintomas serem amenizados por medicamentos que atualmente são oferecidos gratuitamente no Brasil pelo SUS (Sistema Único de Saúde), é crônica .Nesse sentido, ainda há negligência e falta de investimentos por parte do Estado no tratamento e proliferação dessa doença. Essa conjuntura, vai contra as ideias do filósofo contratualista John Locke, que afirma em sua teoria do “Contrato Social” que é dever do Governo garantir direitos indispensáveis como a saúde aos cidadãos. Todavia, não tem sido colocada em prática pelos governantes da nação.

❯ Elementos do desenvolvimento ❮
Tópico frasal:
Contextualização:
Argumentação:
Estrutura adequada para redação ENEM


Ademais, a falta de informação contribui para o crescimento do número de casos de AIDS entre os jovens no Brasil, visto que, muitos deles não têm acesso à campanhas preventivas e informativas a favor do uso de preservativos durante o ato sexual, que em muitos casos podem impedir a contaminação não só pela AIDS, mas de outras doenças, como gonorreia, sífilis e até outro grave problema social, a gravidez na adolescência. Não obstante, a educação sexual nas escolas seria de grande ajuda para a prevenção dessas comorbidades , porém, ainda é tratada como um tabu na sociedade, o que pode ser uma influência para crescimento do número de afetados pela AIDS. Logo ,medidas devem ser tomadas para combater esse impasse.

➤ O tópico frasal funciona como um resumo do seu parágrafo. Nele, você deve também apresentar sua tese. Seu texto possui esse período muito bem desenvolvido, mas recomendo que você o faça, no máximo, em duas linhas.
❯ Elementos do desenvolvimento ❮
Tópico frasal:
Contextualização:
Argumentação:
Estrutura adequada para redação ENEM


Portanto, o Ministério da Educação deve implantar na carga horária anual das escolas, aulas e palestras de educação sexual para os alunos a partir de 14 anos, para que sejam informados dos riscos de contrair essas doenças e como evitá-las. Além disso, o Poder Executivo em conjunto com as mídias digitais , deve criar campanhas de conscientização em forma de vídeos curtos, sobre as doenças sexualmente transmissíveis e 1divulga-las nas redes sociais, para que a sociedade e família possam reforçar o alerta da gravidade de transmissão dessas comorbidades entre os jovens e o número de casos diminua. Assim, será possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos elencados na Magna Carta.

❯ Elementos da conclusão ❮
Agente (quem fará?):
Ação (o que será feito?):
Meio/modo (como será feito?):
Finalidade (para quê será feito?):
Detalhamento (para algum dos citados):
Estrutura incompleta para redação ENEM
0
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Por thayolivb
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#77298
Oooi, @Isabelaassis, como vai? Gostei que tenha me marcado, ler e corrigir as redações é algo que gosto muito de fazer. Pode marcar sempre! Segue a correção:

A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, garante em seu artigo 6° o direito à saúde como inerente à todo cidadão brasileiro. Conquanto, essa prerrogativa não têm se reverberado com ênfase, na prática, quando se observa o crescimento do número de casos de AIDS entre os jovens no Brasil, dificultando a[/color] universalização desse direito tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que contribuem para que esse cenário continue a perdurar.

Substitua os termos em vermelho por:
  • * a
    * sem vírgula
    * Uma vez que é notório
    * Atestando a dificuldade de (uma vez que o número de casos não aumenta a dificuldade de garantir o direito e sim é uma prova concreta da sua tese de que ele não é efetivo na prática)
Nesse parágrafo, cuidado com o tamanho do segundo período, pode atrapalhar um pouco a fluidez do texto. Além disso, deixe a sua tese mais clara através do uso de adjetivos que demonstrem sua opinião sobre o tema
Ex: Conquanto, essa prerrogativa infelizmente não 1têm se reverberado com ênfase na prática uma vez que é notório o lastimável crescimento do número de casos de AIDS entre os jovens no Brasil, atestando a dificuldade de universalizar desse direito tão importante. Diante dessa perspectiva, decadente, faz-se imperiosa a análise dos fatores que contribuem para que esse cenário continue a perdurar.

Em uma primeira análise, é válido ressaltar que a AIDS é uma doença autoimune grave, sexualmente transmissível e apesar dos sintomas serem amenizados por medicamentos que atualmente são oferecidos gratuitamente no Brasil pelo SUS (Sistema Único de Saúde), é crônica .Nesse sentido, ainda há negligência e falta de investimentos por parte do Estado no tratamento e proliferação dessa doença. Essa conjuntura, vai contra as ideias do filósofo contratualista John Locke, que afirma em sua teoria do “Contrato Social” que é dever do Governo garantir direitos indispensáveis como a saúde aos cidadãos. Todavia, não tem sido colocada em prática pelos governantes da nação.
  • * Seu D1 contém tópico frasal mas ele é inválido uma vez que você não se posicionou, apenas citou dados. Lembre-se que a redação do enem é uma dissertação argumentativa.
    * O tópico frasal não se relaciona muito bem com o resto dos argumentos apresentados no parágrafo, isso afeta a coerência do texto.
    * No tratamento e combate à proliferação (uma vez que não é o Estado que a prolifera por ai)
Ademais, a falta de informação contribui para o crescimento do número de casos de AIDS entre os jovens no Brasil, visto que, muitos deles não têm acesso à campanhas preventivas e informativas a favor do uso de preservativos durante o ato sexual, que em muitos casos podem impedir a contaminação não só pela AIDS, mas de outras doenças, como gonorreia, sífilis e até outro grave problema social, a gravidez na adolescência. Não obstante, a educação sexual nas escolas seria de grande ajuda para a prevenção dessas comorbidades , porém, ainda é tratada como um tabu na sociedade, o que pode ser uma influência para crescimento do número de afetados pela AIDS. Logo ,medidas devem ser tomadas para combater esse impasse.
  • *Primeiro período demasiadamente grande.
Portanto, o Ministério da Educação deve implantar na carga horária anual das escolas, aulas e palestras de educação sexual para os alunos a partir de 14 anos, para que sejam informados dos riscos de contrair essas doenças e como evitá-las. Além disso, o Poder Executivo em conjunto com as mídias digitais , deve criar campanhas de conscientização em forma de vídeos curtos, sobre as doenças sexualmente transmissíveis e divulga-las nas redes sociais, para que a sociedade e família possam reforçar o alerta da gravidade de transmissão dessas comorbidades entre os jovens e o número de casos diminua. Assim, será possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos elencados na Magna Carta.
  • *Faltou detalhamento na sua última proposta para que ela fosse considerada produtiva.
C1 - 200 - poucos erros gramaticais e domínio da norma culta
C2 - 180 - Faltou posicionamento no D1 e introdução
C3 - 180 - alguns conectivos não estão de acordo com a mensagem do parágrafo
C4 - 200 - é preciso melhorar a amarração das ideias, mas até então não é algo que comprometa a coerência do texto
C5 - 180 - faltou 1 elemento dos 5 exigidos
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Por Isabelaassis
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#77305
@thayolivb, muito obrigada pela correção,pela atenção e carinho! Vou colocar as dicas em prática. :D
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