Em uma primeira análise, é válido ressaltar que a AIDS é uma doença autoimune grave, sexualmente transmissível e apesar dos sintomas serem amenizados por medicamentos que atualmente são oferecidos gratuitamente no Brasil pelo SUS (Sistema Único de Saúde), é crônica .Nesse sentido, ainda há negligência e falta de investimentos por parte do Estado no tratamento e proliferação dessa doença. Essa conjuntura, vai contra as ideias do filósofo contratualista John Locke, que afirma em sua teoria do “Contrato Social” que é dever do Governo garantir direitos indispensáveis como a saúde aos cidadãos. Todavia, não tem sido colocada em prática pelos governantes da nação.
Ademais, a falta de informação contribui para o crescimento do número de casos de AIDS entre os jovens no Brasil, visto que, muitos deles não têm acesso à campanhas preventivas e informativas a favor do uso de preservativos durante o ato sexual, que em muitos casos podem impedir a contaminação não só pela AIDS, mas de outras doenças, como gonorreia, sífilis e até outro grave problema social, a gravidez na adolescência. Não obstante, a educação sexual nas escolas seria de grande ajuda para a prevenção dessas comorbidades , porém, ainda é tratada como um tabu na sociedade, o que pode ser uma influência para crescimento do número de afetados pela AIDS. Logo ,medidas devem ser tomadas para combater esse impasse.
Portanto, o Ministério da Educação deve implantar na carga horária anual das escolas, aulas e palestras de educação sexual para os alunos a partir de 14 anos, para que sejam informados dos riscos de contrair essas doenças e como evitá-las. Além disso, o Poder Executivo em conjunto com as mídias digitais , deve criar campanhas de conscientização em forma de vídeos curtos, sobre as doenças sexualmente transmissíveis e divulga-las nas redes sociais, para que a sociedade e família possam reforçar o alerta da gravidade de transmissão dessas comorbidades entre os jovens e o número de casos diminua. Assim, será possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos elencados na Magna Carta.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.