Sob esse viés, faz-se essencial reconhecer o modo como a pressão social opera no indivíduo e seu impacto na vida dos jovens. Seguindo-se esse raciocínio, tem-se que Émile Durkheim, em sua obra "O Suicídio", entende que o ato de se tirar a própria vida é resultado de estímulos exteriores que um indivíduo recebe e não interiores, como se pensava até então. Ou seja, o suicídio é um ato social e produto de diversos fatores, sendo o principal uma família desestruturada - como pais ausentes, relações abusivas e muitas demandas em relação ao desempenho da prole - ou grande pressão social para que seus cidadãos se encaixem em determinados padrões, como ser bem sucedido e hétero, sendo que ao se desviarem dessas imposições, os brasileiros sentem-se isolados e podem vir a cometer suicídio por acreditarem não ter a quem recorrer.
Ademais, compreender que o suicídio ainda é um tabu na sociedade brasileira é essencial para analisar as medidas de intervenção mais eficazes nesse contexto. Sob essa ótica, segundo especialistas do Centro de Valorização da Vida (CVV), "o suicídio deve ser abordado sem estigmas", pois preconceitos e ausência de empatia prejudicam intensamente um auxílio efetivo na problemática. Entretanto, sendo o Brasil um país compulsoriamente doutrinado em bases cristãs desde seu período colonial, ainda é comum e recorrente encontras cidadãos que acreditam que suicídio é apenas "mimimi" e que, desse modo, o assunto não precisa ser discutido e que os suicidas não precisam ser tratados, mas sim convertidos, atitude que dificulta a mudança de paradigmas e apenas corrobora para a manutenção do número de casos ao invés de sua diminuição. Com isso, urgem-se medidas exequíveis que rompam com esse estigma no Brasil.
Portanto, instituições e órgãos estatais necessitam agir para se haver uma superação dessa situação. Logo, é de responsabilidade do Ministério da Educação formular cartilhas educativas, apostilas e aulas expositivas a serem integradas a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) do Ensino Médio, por meio de uma semana escolar chamada "Valorização da Vida", com o in tuito de debater sobre o assunto com os jovens - as maiores vítimas do suicídio - e redirecioná-los para médicos especialistas no assunto sempre que necessário, evitando, assim, que eles cheguem a dar um basta em suas jornadas. Além disso, cabe ao Ministério da cidadania - cujo um dos encargos é a proteção e disseminação da cultura verde e amarela - divulgar amplamente esse evento anual, convidando a população a participar e discutir com seus filhos e parentes a respeito, pois é apenas agindo em união que será possível manter o fim de "Sociedade dos Poetas Mortos" apenas no plano da ficção e não no da realidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.