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Por Jaque13
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Control Z, uma série mexicana, produzida pela Netflix, retrata a vida de alguns jovens que são rejeitados pelos outros estudantes do colégio depois de os seus segredos pessoais serem vazados nas redes sociais. O grupo em questão foi cancelado e suas relações sociais foram boicotadas. Fora da ficção, quando se trata da popularização da cultura do cancelamento, percebe-se diversas lacunas sociais que fazem disso um grande problema e que traz várias consequências para os indivíduos. Urge assim, a necessidade de analisar a insuficiência legislativa e o silenciamento social como principais elementos propulsores da problemática.

Em primeiro plano, é relevante ressaltar que a ausência de leis é uma das razões pela qual o problema ainda persiste. De acordo com o jornal Estadão, "o excesso de leis feitas no Brasil prejudicam os processos". Isso se deve pelo fato de que, a maioria dos atos normativos tratam de forma superficial a matéria, tal como na questão da cultura do banimento, que se popularizou em 2017. Em relação a isso, é explícito a deficiência de leis para tratar desse fato, ocasionando problemas tais como a remissão para quem comete o ato e riscos para saúde mental das vítimas, podendo agravar transtornos mentais, desde ansiedade, depressão e pânico ou nas piores hipóteses, o suicídio. Sobretudo, é incontestável que existe a necessidade de criar um plano efetivo para conter o avanço desse malefício.

Ademais, é perceptível que o silenciamento social é o fator coadjuvante do revés. Em consonância a isso, a escritora brasileira, Martha Medeiros, discorre, em uma de suas obras, sobre a falta de debate social, afirmando que o indivíduo silencia aquilo que ele não quer que venha à tona. Desse modo, a ideia da autora pode ser constatada, já que o Estado brasileiro mantém o cancelamento, como uma questão silenciada, pois seu debate trará a exposições de muitos reveses, por exemplo, as polêmicas nas mídias sociais, perda de seguidores, dinheiro e moral. Além disso, existe o medo de ser ainda mais atacado. Desse modo, é inquestionável, que soluções precisam ser tomadas para minimizar o impasse.

Portanto, o Congresso Nacional, por meio de emendas legislativas, deve fazer uma reforma nas leis e códigos sobre o cancelamento. Essa reforma deve conter a modificação de matérias desatualizadas e a implementações de artigos que atuem de forma específica. Com o intuito de que os brasileiros estejam,de fato, protegidos pela sua legislação. Feito isso, mesmo que o silenciamento social, não tenha uma solução imediata, o problema será minorado e a sociedade poderá usufruir de tais avanços. Assim, o que é retratado na série Control Z, deixará de fazer sentido na atualidade do país.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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