Sob essa análise, é notável a influência da gravidez na adolescência como um dos principais fatores da ampliação da geração nem-nem. Por analogia, pode-se citar a série Skins, em que a personagem Jal engravida e sofre com a falta de planejamento familiar, e como consequência abandona a carreira de musicista para se dedicar a criação do filho. Paralelamente, a situação vivida pela interprete é uma realidade constante na vida das jovens mães, na qual as mesmas largam o colégio e se voltam para a formação individual dos seus bebês, e diminuem também a busca por trabalho, ou seja, se tornam pessoas que contribuem para o aumento da problemática.
Segundo levantamentos realizados pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), estima-se que 31% dos jovens nem-nem estão procurando trabalho, com uma predominância masculina, e mais da metade (64%) se dedica ao cuidado doméstico e familiar, possuindo a grande presença feminina. Dado o exposto, é perceptível que faltam ferramentas necessárias para realizar a inserção destes indivíduos na sociedade, e esta problemática acontece devido à crise econômica, na qual possibilitou a falta de oportunidade de emprego e estudo. No entanto, é necessário que aconteça políticas públicas que ofereçam programas de apoio e de preparação para que os mesmos consigam entrar no mercado ou terem o incentivo para continuar os estudos
Em virtude dos fatos mencionados, é imprescindível que haja uma conscientização de que medidas públicas necessitam ser tomadas, de modo que jovens tenham a oportunidade de estudar e trabalhar. Com isto, é de suma importância que ocorra a ação do Ministério da Educação, de modo que viabilize o acesso ao ensino básico, através da qualificação de professores, além de palestras nas escolas com pais e alunos promovendo o apreço pelo estudo e as vantagens de seguir uma carreira, é necessário também o apoio do Ministério do Trabalho, de forma que instigue, por meio da midia, a busca de empregos pelos cidadãos e ofereça incentivo financeiro para microempreendedores e indivíduos que fazem partem da problemática. Posto isto, a sociedade tornar-se-ia um organismo vivo, de modo que todos tenham seus direitos garantidos, como relata Durkheim
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.