Em primeiro lugar, é preciso analisar o aumento do analfabetismo funcional, visto que sem o hábito da leitura os conhecimentos básicos se tornam ainda mais distantes. Sabendo disso, observa-se que a má interpretação de textos e a incapacidade de fazer operações matemáticas se faz comum na vida de crianças, tendo como resultado, atraso na aprendizagem e pouco desenvolvimento mental. Assim, nota-se que tal discussão é de suma relevância, uma vez que afeta a vida dos indivíduos.
Em seguida, faz-se necessário entender a falta de incentivo. Isso porque é apenas com ele que é possível estimular o prazer e curiosidade. Vale ainda destacar que, segundo a Unesco, somente 14% da população tem o hábito de ler, o que pode comprometer os adolescentes a ter grandes prejuízos como, a falta de informação, baixa criatividade e vocabulário precário, retrocedendo assim, toda uma geração.
Além disso, deve-se ressaltar o que Nelson Mandela disse: "A educação é arma mais poderosa que você pode usar para transformar o mundo". Desse modo, conclui-se que com um ensino de qualidade qualquer criança é capaz de ir além do conhecimento sociocultural, trazendo assim, mudanças e transformações poderosas para a nação.
Considerando o que foi discutido, percebe-se, então, que a importância da literatura para a educação é gigantesca. Portanto, a família deve ensinar as crianças a desfrutarem do prazer da leitura junto com as escolas- responsáveis pela transformação social- por meio de projetos pedagógicos, como gincanas capazes de estimular o hábito de ler. Assim, evitaremos o aumento dessa adversidade entrópica garantido que o Brasil seja um país mais saudável.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.