Sob esse viés, destaca-se que a negligência governamental favorece o quadro desafiador da transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta. Em relação a isso, Aristóteles, célebre pensador da Grécia antiga, disse em seu livro “Ética a nicômaco”, que o objetivo da existência da política é garantir a felicidade dos cidadãos. Contudo, o poder público brasileiro atual contraria a ideia do filósofo cada vez que negligência o direito constitucional do desenvolvimento da tecnologia, ciência e inovação, previsto no artigo 218, por não fornecer o mínimo de investimentos para democratização do problema. Logo, quando assim não se faz, evidencia-se um cenário de descaso às garantias constitucionais.
Ademais, nota-se que a escassez de conhecimento social é uma das razões pelos quais o problema persiste. Segundo o filósofo Immanuel Kant, pensamentos sem conteúdo são vazios e intuições sem conceitos são cegas. Com efeito, embora esse pensamento não tenha sido escrito sob viés social, percebe-se que a ideia se relaciona á questão da transversalidade da ciência, tecnologia e inovações, já que o Estado não promove nenhuma ação conscientizadora com o fito de educar a sociedade para lidar com o revés e por isso, os indivíduos continuam a sofrer com a falta de conhecimento sobre a importância das inovações tecnológicas. Assim, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Portanto, percebe-se a necessidade de providências imediatas para tornar transversal o meio tecnológico, científico e inovador para o planeta. Destarte, o Governo Federal, responsável por administrar o povo e os interesses públicos, com o apoio do Ministério da ciência, tecnologia e inovação, por meio de verbas governamentais destinadas à pastas, deve promover a capacitação de cientistas e profissionais da área. Essa ação será realizada para melhor desenvolvimento no campo da educação, saúde e meio ambiente, por exemplo. Dessa maneira, a médio e longo prazo o Brasil se tornará um país ideal para se viver.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.