Mormente, vale pontuar que desde a Revolução Industrial muitas profissões foram e têm sido substituídas pelas novas tecnologias. Consoante o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, a Idade Moderna é marcada pelas incertezas, uma vez que tudo pode mudar repentinamente. Essa conjuntura interfere de forma negativa na escolha do ofício dos mancebos, uma vez que, em virtude das constantes transformações sociais, surge o medo do trabalho selecionado ser sucedido pelas novas máquinas. Com efeito, pode ocorrer a desistência da profissão escolhida, o que configura um panorama intrigante.
Ademais, a ausência de amparo das escolas corrobora o revés. Conforme o sociólogo Émille Durkheim, o estado de patologia social surge quando uma instituição social não cumpre sua função na comunidade, gerando consequências nefastas. Seguindo essa lógica, é válido afirmar que as escolas estão em um estado patológico, posto que elas não desempenham com excelência sua função de auxiliar na formação profissional dos jovens. Esse fato se dá, haja vista que tais instituições não se atentam à crucialidade de ajudá-los a decidirem que cargo vão exercer ao deixar o ambiente escolar. Logo, para evitar futuros impactos na vida profissional deles é imprescindível uma atitude mais responsável das escolas.
Destarte, com o intuito de ajudar os mancebos, o Ministério da Educação deve incentivar as escolas a auxiliarem os discentes do 3° ano do Ensino Médio a escolherem a carreira que vão seguir. Tal ação pode ser concretizada mediante a criação do projeto "Minha Vocação", o qual inclui a visita de profissionais de diversas áreas para debate nas escolas. Outrossim, os professores devem discutir devem discutir nas aulas acerca da mecanização do trabalho. Somente assim, as escolas cumprirão seus deveres, além de ajudarem os imberbes a conhecerem a si mesmos, neste caso, a descobrirem o que querem exercer.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.