De início, cabe destacar que o esporte incorpora uma atitude mais ética nas comunidades. De fato, conforme o princípio da coercitividade defendida pelo sociólogo Émile Durkheim, o meio social determina a conduta dos indivíduos. Dessa forma, observa-se que esses exercícios físicos— principalmente no ambiente escolar—, mediante as normas, assumem um papel fundamental na formação dos princípios morais de uma participação mais justa e, com o trabalho em grupo, possibilita o desenvolvimento de experiências mais sociáveis de um coletivo, independente de suas dessemelhanças individuais— sendo elas físicas, étnicas ou culturais. Destarte, provando ser um grande mecanismo de integração social.
Ademais, o Estado não cumpre com seu compromisso para com a acessibilidade de pessoas portadoras de necessidades especiais. Diante dessa perspectiva, segundo uma publicação do G1, difusor de notícias brasileiro, 32% dos professores de educação física usam os próprios materiais por falta de recursos nas escolas. Com isso, essa falha acentua a precariedade no investimento da infraestrutura esportiva, impedindo o interesse significativo de uma participação íntegra dos indivíduos nesse meio social, sobretudo, no que tange a acessibilidade de deficientes cognitivos e físicos, que necessitam de um ambiente apropriado— como sistema de piso tátil e rampas de acesso. Logo, isso limita o processo de inclusão de todos no esporte.
Portanto, são necessárias medidas para mitigar o impasse. Para tanto, é dever da governança proporcionar, por meio de verbas financeiras, o processo de construção e reformulação das quadras escolares, de modo a incentivar uma participação mais íntegra dos alunos e despertar o interesse destes como futuros esportistas. Ademais, a mídia—suporte que promove a difusão de informação de maior abrangência social— deve disponibilizar, mediante agências de influenciadores profissionais no ramo do esporte, campanhas de estímulos em ambientes preparados, com todos os materiais necessários, a fim de incluir uma maior representatividade na temática e atrair cidadãos de várias comunidades.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 176
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 192
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 176
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.