De acordo com a pesquisa do Instituto Datafolha, cerca de 4 milhões de pessoas abandonaram os estudos durante a crise sanitária. Isso ocorre, principalmente, por questões financeiras e acomete majoritariamente classes socioeconômicas mais pobres, onde os alunos são obrigados a deixarem a escola e contribuir no sustento da casa.
Além disso, dados da última PNAD, constaram que 17% dos domicílios nacionais não possuem acesso à internet, o que agravou o abandono escolar durante a pandemia. Sabendo que a maior parte dos estudantes não tem acesso ao conteúdo das aulas e que o estudo remoto foi adotado na maioria das escolas, traz como consequência, um grande déficit de aprendizagem.
Portanto, Torna-se evidente que os desafios da educação brasileira em tempos de pandemia, necessita de cuidados redobrados. Para mudar esse quadro, o governo deve investir em projetos de assistência social e capacitar professores para a educação digital, por meio de uso de tecnologias nas aulas. Isso pode ocorrer, com parcerias privadas e de ONGs, às escolas de maior vulnerabilidade, a fim de redirecionar mais recursos para a área educacional e aplica-las corretamente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada