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Por tainadutra
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A pandemia da COVID-19 trouxe à população brasileira impactos em diversas áreas, sendo a educação uma das principais. Desse modo, ao longo dos meses pudemos perceber que muitos alunos, responsáveis e docentes acabaram por buscar formas de se adaptar a essa nova realidade inesperada ao passo que também precisaram entender como viver em meio a essa nova pandemia. Dessa forma, o despreparo do governo e a deficiência do ensino brasileiro acabaram por dificultar esse período.
O Brasil foi um dos últimos países a registrar um caso de COVID-19, ou seja, já havia o conhecimento por parte do governo, o conhecimento da existência dessa nova doença e mesmo assim não houve um preparo. O governo chinês já havia notificado à OMS os primeiros casos da doença ao final de dezembro de 2019. Sendo assim, em março de 2020 quando a pandemia começou no Brasil, já estávamos acompanhando nas notícias como estava a situação em outros países e que medidas estavam sendo tomadas. Além disso, o fato de estarmos vivenciando um novo vírus, ao qual não tinha-se uma forma de proteção totalmente eficaz contra ele, acabou por dificultar a liderança em frente a esse problema. Dessa forma, quem estava ligado a área da educação acabou sendo impactado pelo receio e pela falta de proteção e segurança.
Ademais, segundo um estudo elaborado pelo IMD World Competitiveness Center em 2021, onde foram analisados 64 países para descobrir que posição ocupavam no ranking de qualidade da educação, o Brasil ocupou a 64º posição. Isso é consequência da falta de incentivo à educação, pela desvalorização dos professores e pelo modelo de ensino do país. Sendo assim, esse e outros fatores acabaram por fragilizar nosso sistema educacional acentuando mais a dificuldade do ensino em meio a uma pandemia. Assim, muitos alunos que já possuíam dificuldades de aprendizado, precisaram lidar com um modelo de ensino online onde a qualidade de ensino acabou decaindo.
Portanto, a pandemia trouxe diversos impactos negativos à educação brasileira, que está aos poucos se recuperando desse período. Sendo assim é preciso que o governo brasileiro invista na educação do país, valorizando o salário dos professores, incentivando alunos a se desenvolverem nas áreas que mais se identificam e investindo na estrutura das escolas também. Ademais, o investimento na ciência e na informação correta, ajudará o país a se preparar para futuras situações como essa, onde pudemos perceber que países onde a ciência é valorizada acabaram por obter de forma mais rápida, avanços no entendimento do novo vírus e de uma possível vacina. Por último, com a disseminação da informação correta a população pode compreender os cuidados que deveriam ser tomados. Dessa forma, será possível reduzir os impactos de uma possível futura pandemia.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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