O Brasil foi um dos últimos países a registrar um caso de COVID-19, ou seja, já havia o conhecimento por parte do governo, o conhecimento da existência dessa nova doença e mesmo assim não houve um preparo. O governo chinês já havia notificado à OMS os primeiros casos da doença ao final de dezembro de 2019. Sendo assim, em março de 2020 quando a pandemia começou no Brasil, já estávamos acompanhando nas notícias como estava a situação em outros países e que medidas estavam sendo tomadas. Além disso, o fato de estarmos vivenciando um novo vírus, ao qual não tinha-se uma forma de proteção totalmente eficaz contra ele, acabou por dificultar a liderança em frente a esse problema. Dessa forma, quem estava ligado a área da educação acabou sendo impactado pelo receio e pela falta de proteção e segurança.
Ademais, segundo um estudo elaborado pelo IMD World Competitiveness Center em 2021, onde foram analisados 64 países para descobrir que posição ocupavam no ranking de qualidade da educação, o Brasil ocupou a 64º posição. Isso é consequência da falta de incentivo à educação, pela desvalorização dos professores e pelo modelo de ensino do país. Sendo assim, esse e outros fatores acabaram por fragilizar nosso sistema educacional acentuando mais a dificuldade do ensino em meio a uma pandemia. Assim, muitos alunos que já possuíam dificuldades de aprendizado, precisaram lidar com um modelo de ensino online onde a qualidade de ensino acabou decaindo.
Portanto, a pandemia trouxe diversos impactos negativos à educação brasileira, que está aos poucos se recuperando desse período. Sendo assim é preciso que o governo brasileiro invista na educação do país, valorizando o salário dos professores, incentivando alunos a se desenvolverem nas áreas que mais se identificam e investindo na estrutura das escolas também. Ademais, o investimento na ciência e na informação correta, ajudará o país a se preparar para futuras situações como essa, onde pudemos perceber que países onde a ciência é valorizada acabaram por obter de forma mais rápida, avanços no entendimento do novo vírus e de uma possível vacina. Por último, com a disseminação da informação correta a população pode compreender os cuidados que deveriam ser tomados. Dessa forma, será possível reduzir os impactos de uma possível futura pandemia.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.