vida de um dos personagens, o qual não era
bandido, nem traficante, porém foi preso
injustamente, por um problema que teve e
depois que saiu da prisão, ele acaba se
tornando o chefe do tráfico no Morro. Fora
da ficção, milhares de ex-detentos passam
por experiências similares ao enfrentar
diversos desafios para uma efetiva
ressocialização. Um quadro perpetuado na
sociedade brasileira por a falta de educação,
unido à superlotação nos presídios
brasileiros.
Em primeiro lugar, é importante
mencionar, que a deficiência educacional, é
a raiz de muitos problemas. De
conformidade com o filósofo brasileiro
Paulo Freire "Quando a educação não é
libertadora, o sonho do oprimido é ser
opressor". Por analogia à frase do mestre,
essas pessoas estão em um ambiente de
extrema violência, consequentemente, elas
sofrem por desprovimento de direitos, de dignidade, de acolhimento, sendo
oprimidos em todo o tempo, dessa forma,
quando elas saem, querem fazer isso com os
demais indivíduos. Assim a educação é
fundamental como estratégia de
reintegração do público carcerário no
Brasil.
Ademais, o sistema penitenciário do país,
vem enfrentando o ápice de uma crise que é
antiga. No que concerne às prisões
superlotadas, é um grande desafio que
atinge o sistema penal, por outro lado, traz
riscos não só às pessoas encarceradas, mas
também a todos aqueles trabalhadores que
estão envolvidos no funcionamento do
mesmo. Segundo especialistas, calculam
que seria preciso construir um presídio a
cada dia do ano, para diminuir o déficit de
vagas que ascende acerca de 250 mil.
Assim, uma solução viável ao problema
apresentado seria por meio de uma
intervenção do Estado, contratando pessoas
experientes, para dar aulas em todos os presídios. Nas quais, os presos
participariam de palestras e debates diretos
com educadores, médicos e especialistas na
área de segurança pública, desse modo
aproximariam mais os detentos do
conhecimento necessário para uma boa
reinserção ao convívio social no Brasil,
logo, levando o conhecimento à base da
educação da nação pode-se mudar a cultura
da sociedade e garantir futuros e bons
cidadãos ao território nacional.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada