Primeiramente, tem-se a educação arcaica como peça-chave do impasse. Acerca disso, o educador brasileiro Paulo Freire definiu o sistema de ensino brasileiro através do conceito de "educação bancária", em que o professor deposita fórmulas e conteúdos nos alunos, como em um banco. Dito isso, é notório que esse modelo educacional conteudista atua em detrimento de conhecimentos importantíssimos para a formação social dos indivíduos, como o financeiro, o que faz com que estes entrem em contato com o dinheiro sem ter uma instrução prévia. Sendo assim, enquanto esse obsoleto sistema perdurar, difícil será a resolução dessa questão.
Ademais, observa-se o impacto da mídia no problema. Como embasamento dessa ideia, é válido citar os pensadores da Escola de Frankfurt, que, através do conceito de "Indústria Cultural", revelam que os veículos midiáticos padronizam gostos e levam ao consumo impulsivo. Tal pensamento pode facilmente ser observado na sociedade brasileira, visto que, tanto nas redes sociais quanto na televisão, é criado um estilo de vida padrão que influencia as pessoas a comprarem artigos que muitas vezes não estão de acordo com o seu poder aquisitivo, fazendo com que elas se endividem. Tal conduta dificulta, pois, que esses cidadãos possam ter um controle de suas finanças.
Portanto, é imprescindível que ações sejam tomadas para erradicar esse revés. Isso posto, o Ministério da Educação - órgão responsável pelas diretrizes educacionais em todo o território tupiniquim -, juntamente com as escolas, deve não só promover o manuseio correto do dinheiro, como também incentivar o senso crítico. Tais medidas, que têm como propósito a disseminação da educação financeira pelo Brasil, serão concretizadas por meio de aulas e debates semanais nas instituições de ensino. Dessa maneira, espera-se que a situação retratada em "Até que a Sorte nos Separe" permaneça apenas na ficção.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 168
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.