Por Adria17
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Arthur Lewis, economista britânico disse em uma entrevista que a educação é um investimento com retorno garantido, e que a mesma nunca foi despesa. Todavia, tal afirmativa não condiz com o atual cenário da educação brasileira, visto que com o ensino a distância os investimentos não são suficientes para suprir as necessidades dos alunos, o que permuta para uma educação rasa e sem um retorno viável. Para tal situação, é lícito apontar como agentes causadores a negligência governamental e os problemas sociais.

O Ministério da educação, órgão responsável pelo ensino no país, age de forma passiva quando se trata de investir em acessibilidade digital. A negligência governamental é evidenciada na pouca quantidade de recursos que é disponibilizado para que alunos da rede pública possam estudar de forma fidedigna ao seu direito, problema este que é tratado com indiferença pelo órgão responsável, permutando assim em uma formação acadêmica rasa, postulada por um governo trivial. Logo, é lícito afirmar que o governo atua na perpetuação desse problema.

Ademais, é notório que os problemas sociais contribuem para que a base de ensino não seja firmada de forma adequada. Muitos cidadãos brasileiros não possuem acesso aos poucos mecanismos que o governo disponibilidade, visto que os demais problemas como falta de saneamento básico e moradia perduram no "esquecimento" de muitas pessoas afetadas por crises socioeconômicas, gerando uma desigualdade social e pondo um entrave para que o acesso a educação seja garantido por todos.
Portanto, a desigualdade social gerada por problemas não solucionados, contribuem para a dificuldade no ensino a distância.

Sob tais alegações, é incontestável que haja diretrizes para que o sistema educacional Brasileiro seja fidedigno aos direitos de cada cidadão. Logo, o Ministério de Educação deve investir em recursos para melhorar a qualidade de ensino, por meio de renda mensais direcionadas à compra de materiais  para melhor acessibilidade de todas as classes sociais, sem menosprezar alguma. Dessa forma, poderá ser minimizado os efeitos da baixa qualidade de educação no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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