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Por RodrigoMSB
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Manoel de Barros, grande poeta pós-modernista, desenvolveu em suas obras uma “teologia do traste”, cuja principal característica reside em dar valor às situações frequentemente esquecidas ou ignoradas. Segundo a lógica barrosiana, é preciso enfatizar os obstáculos na doação de sangue, no cenário brasileiro hodierno, já que grande parcela social não enxerga tal entrave com devida relevância. Assim, essa situação ocorre seja pela falta de informação da população, seja pela negligencia governamental.
Sob esse viés, é imperioso destacar que essa problemática é fruto da supressão de ações do Estado. Para entender essa lógica, alude-se ao pensamento do contratualista John Locke, o qual, em seu contrato social, afirmou que o Estado deve garantir os direitos imprescindíveis dos indivíduos. Ao observar, no entanto, a falta de investimento para melhorar a acessibilidade e, assim, estimular as pessoas doarem sangue, nota-se um rompimento no pacto estabelecido pelo filosofo. Dessa forma, consequentemente reduz o número de doadores.
Ademais, vale também ressaltar carência informacional e sua intrínseca relação com os obstáculos na doação de sangue. Segundo Platão, filosofo grego, em sua obra “A Republica”, narrou o intitulado “Mito da caverna”, na qual, homens acorrentados, em uma caverna, viam apenas sombras e acreditavam, portanto, que era sua realidade. Nesse sentido, de maneira semelhante, é possível examinar que, a falta de conhecimento sobre a problemática, devido às escolas, mídias e famílias não enfatizam tal importância e, portanto, implica diretamente no legado de não ter o costume da doação. Logo, é compreensível o porquê que, os números dos reservatórios sanguíneos estão diminuindo, no banco de sangue brasileiro.
Acerca disso, urge, a necessidade da resolução desses desafios na doação de sangue. O Ministério da Saúde, principal órgão competente, em parceria com escolas, deveria criar programas educativos explicando sobre o quão é importante a doação, por meio de palestras em praças publicas e salas de aulas. Também, melhorar a acessibilidade da coleta de sangue, utilizando postos de saúde. Para, assim, estimular a população a doar.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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