Para Sigmund Freud, considerado o pai da psicanálise , a violência é um instinto natural que todo ser humano carrega dentro de si, porém pode ser externada, ou não, com base no meio influenciador em que a pessoa se desenvolve. Sendo assim, crianças e adolescentes com pais e modelos adultos agressivos ou negligentes tendem a praticar bullying com seus colegas de escola como forma de conquistar atenção ou marcar seu espaço.
O bullying inclui violência física, verbal e psicológica, como agressões, insultos, ameaças, comentários ofensivos e apelidos depreciativos. Além de consequências imediatas, o que pode incluir até mesmo o suicídio como retrata a personagem Hannah Baker da série adolescente "13 Reasons Why", essa violência pode acarretar em traumas que afetarão a vítima por toda a vida.
Portanto, é necessário discutir a questão e o papel da escola e dos responsáveis nessa luta. Em primeiro lugar, o poder público deve fiscalizar as instituições. A mídia deve denunciar os casos e falar a respeito a fim de conscientizar a população e, por fim, as escolas devem realizar palestras e reuniões com os pais, mostrando o seu papel nessa prevenção. Assim será possível que no Brasil os estudantes possam escapar desse pesadelo escolar.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada