Precipuamente, deve-se ressaltar que a lógica de utilizar uma pessoa conhecida para atrair a atenção para uma marca ou produto não é algo novo. Essa circunstância, já vem desde 1760, quando a rainha Charlotte promoveu uma marca de porcelanas. Neste sentido, o marketing de influência ganhou destaque mundial com a invenção das redes sociais, visto que não é mais preciso ser uma celebridade para influenciar as pessoas a adquirirem determinado produto, sendo assim, empresas de todo o mundo patrocinam digital influencers para obter mais vendas em suas lojas. Dessarte, esse quadro é universal e contemporâneo.
Entretanto, é fundamental salientar que o poder de persuasão dos creators conduz os indivíduos ao consumismo. Nesse contexto, a divulgação de mercadorias por criadores de conteúdo acarreta o consumo de bens ou serviços supérfluos, apenas em função do bel-prazer das pessoas em que, instigadas pela manipulação oratória de influenciadores, querem cada vez mais gastar. Diante desse exposto, faz-se uma analogia com a obra "A Revolução dos Bichos", de George Orwell, aonde, apesar de se tratar de outros temas, traz a habilidade de retórica como guia do comportamento populacional. Logo, é preciso medidas para reverter esse cenário.
Infere-se, portanto, a necessidade de combater tais obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Ministério das Comunicações - órgão responsável pelas mídias, no geral - viabilize advertências a população sobre o consumo de todos produtos que os creators publicam, por meio de cartilhas em redes sociais explicando e orientando os cidadãos acerca do assunto, a fim de evitar que o público seja mantido desinformado, e também para evitar o consumismo patrocinado pelos influencers. Somente assim, se consolidará uma nação com senso crítico próprio, que não se deixe ser guiada pela magniloquência,como ocorreu no universo de George Orwell.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.