Por Anne24
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Após a Revolução Industrial no século XIX, houve um salto no desenvolvimento e aprimoramento dos meios de comunicação, dentre eles está a criação da internet na década de 60. Diante dessa perspectiva, a invenção da internet favoreceu o surgimento dos influenciadores digitais nos anos 2000 e, atualmente, estes têm grandes impactos nas decisões de consumo do mundo todo. Assim sendo, torna-se fundamental a análise dessa influência na sociedade contemporânea.

Precipuamente, deve-se ressaltar que a lógica de utilizar uma pessoa conhecida para atrair a atenção para uma marca ou produto não é algo novo. Essa circunstância, já vem desde 1760, quando a rainha Charlotte promoveu uma marca de porcelanas. Neste sentido, o marketing de influência ganhou destaque mundial com a invenção das redes sociais, visto que não é mais preciso ser uma celebridade para influenciar as pessoas a adquirirem determinado produto, sendo assim, empresas de todo o mundo patrocinam digital influencers para obter mais vendas em suas lojas. Dessarte, esse quadro é universal e contemporâneo.

Entretanto, é fundamental salientar que o poder de persuasão dos creators conduz os indivíduos ao consumismo. Nesse contexto, a divulgação de mercadorias por criadores de conteúdo acarreta o consumo de bens ou serviços supérfluos, apenas em função do bel-prazer das pessoas em que, instigadas pela manipulação oratória de influenciadores, querem cada vez mais gastar. Diante desse exposto, faz-se uma analogia com a obra "A Revolução dos Bichos", de George Orwell, aonde, apesar de se tratar de outros temas, traz a habilidade de retórica como guia do comportamento populacional. Logo, é preciso medidas para reverter esse cenário.

Infere-se, portanto, a necessidade de combater tais obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Ministério das Comunicações - órgão responsável pelas mídias, no geral - viabilize advertências a população sobre o consumo de todos produtos que os creators publicam, por meio de cartilhas em redes sociais explicando e orientando os cidadãos acerca do assunto, a fim de evitar que o público seja mantido desinformado, e também para evitar o consumismo patrocinado pelos influencers. Somente assim, se consolidará uma nação com senso crítico próprio, que não se deixe ser guiada pela magniloquência,como ocorreu no universo de George Orwell.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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