Avatar do usuário
Por anasilva1
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#75488
A política de modernização socioespacial adotada pelo presidente Juscelino Kubitschek redefiniu o carro como o ápice desse processo. Na contemporaneidade, no entanto, a predominância desse meio de transporte no deslocamento citadino representa um entrave no tocante à melhoria da qualidade de vida da população. Logo, é válido analisar a acessibilidade precária e o desconhecimento dos cidadãos como agentes perpetuantes desse impasse.


Em primeira análise, a ausência de acessibilidade para idosos e pessoas portadoras de deficiências físicas. A Constituição Federal de 1988 dispõe, em seu artigo 6°, o direito de ir e vir como garantia universal. Contudo, essa prerrogativa não se concretiza de forma satisfatória, visto que, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, cerca de 88% dos municípios brasileiros com transporte por ônibus descumprem as regras básicas de inclusão desses indivíduos, como a falta de rampa móvel ou sinalização sonora e tátil. É, portanto, inadmissível que uma garantia constitucional não seja efetivada, favorecendo a segregação dessa população do espaço urbano.


Ademais, o desconhecimento da população em relação às consequências dessa problemática corroboram para a sua persistência. Para o psicólogo brasileiro Jacob Goldberg, o homem trata os espaços públicos como locais a serem ocupados por quem chegou primeiro. Sob essa ótica, com o aumento de veículos em vias públicas, o indivíduo que está em seu automóvel vê o local ao seu entorno como algo “recém-conquistado”, por isso, ao ignorar o direito de outro cidadão, consequentemente, provoca episódios de violência ou acidentes fatais. Logo, é necessário reverter esse caótico cenário de forma imediata.


Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para homogeneizar, de maneira positiva, os espaços urbanos. As Prefeituras Municipais, responsáveis pela mobilidade urbana, deverão equipar os veículos coletivos com equipamentos para acessibilidade, além de implantar ciclovias com bicicletas públicas e campanhas para horários de rodízio veicular, por meio de uma redefinição do Plano de Mobilidade Nacional, a fim de democratizar as vias nacionais. Desse modo, será possível facilitar a locomoção pública brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por HPOBRE
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#75506
olá.
vou tentar analisar paragrafo por paragrafo.
INTRODUÇÃO.
Gostei da sua intro, sua tese ficou clara, estruturação correta, citou os argumentos a serem utilizados no processo de desenvolvimento, não notei nenhum erro ortográfico, a crase foi empregada corretamente.

desenvolvimento 1
No primeiro período do desenvolvimento "Em primeira análise, a ausência de acessibilidade para idosos e pessoas portadoras de deficiências físicas" notei que vc, ao invés de usar o "Há", do verbo haver, vc usou o "A" artigo, dando característica de substantivo a palavra ausência e acabou por prejudicar o entendimento. De resto gostei do seu primeiro desenvolvimento.

desenvolvimento 2
Seria bom vc tentar manter uma continuação de ideias entre os conectivos, por exemplo, se usei "Em primeiro lugar" no D1, seria bom usar "Em segundo lugar" no D2. Não é muito legal utilizar conectivos aditivos em inicio de parágrafos de redação, claro que eu sei que um paragrafo deve conversar com o outro, deve haver um entrelaçamento entre eles, porem tem que ter também uma certa independência, já que vc esta tratando de argumentos diferentes.
esse segundo desenvolvimento não apresenta um ponto de vista objetivo, claro. Me deu a impressão que vc apenas parafraseou e ficou no texto expositivo e não partiu pro argumentativo.

desenvolvimento.
já notei uma incongruência na sua conclusão. Vc disse que a mobilidade urbana é de responsabilidade das prefeituras, porem tanto as prefeituras como o estado e a união tratam da mobilidade urbana, o termo mobilidade urbana, como vc colocou, ficou muito amplo e incitaria um desconhecimento da Constituição, já que vc citou ela anteriormente. logo, ficaria parecendo que vc usou aquela citação apenas por usar e isso empobrece demais o seu texto.
Vc citou a resolução de um problema, mas cadê a resolução do segundo argumento? notei que faltou isso e sua conclusão ficou totalmente comprometida por isso.

no contexto geral eu gostei da sua redação, tem uma boa estruturação, ortografia ta ok, talvez tenha um erro de uso de virgula, no D2, porem como não sou professor não posso afirmar. Sua conclusão precisa ser complementada e vc precisa melhorar a sua defesa dos argumentos, não os deixando expositivos demais.
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
82 Exibições
por mar1aizabel4
A questão da mobilidade urbana no Brasil
por Alexiad    - In: Outros temas
0 Respostas 
66 Exibições
por Alexiad
0 Respostas 
88 Exibições
por Gabis683
0 Respostas 
135 Exibições
por rafinha24
Os desafios da mobilidade urbana no Brasil
por AnnaLeia    - In: Outros temas
0 Respostas 
118 Exibições
por AnnaLeia
0 Respostas 
98 Exibições
por Marcellyleal
0 Respostas 
140 Exibições
por mafewmelo
0 Respostas 
154 Exibições
por Aurx
0 Respostas 
97 Exibições
por gercyzinha26
OS DESAFIOS DA MOBILIDADE URBANA NO BRASIL
por Vivianolix    - In: Outros temas
0 Respostas 
87 Exibições
por Vivianolix

Poderia corrigir minha redação? Desd[…]

Olá, postei uma redação e n&a[…]

Políticas Públicas, são a&cce[…]

Luis Renato Silva Fernandes 2°F Na pesqui[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM