Em primeira análise, a ausência de acessibilidade para idosos e pessoas portadoras de deficiências físicas. A Constituição Federal de 1988 dispõe, em seu artigo 6°, o direito de ir e vir como garantia universal. Contudo, essa prerrogativa não se concretiza de forma satisfatória, visto que, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, cerca de 88% dos municípios brasileiros com transporte por ônibus descumprem as regras básicas de inclusão desses indivíduos, como a falta de rampa móvel ou sinalização sonora e tátil. É, portanto, inadmissível que uma garantia constitucional não seja efetivada, favorecendo a segregação dessa população do espaço urbano.
Ademais, o desconhecimento da população em relação às consequências dessa problemática corroboram para a sua persistência. Para o psicólogo brasileiro Jacob Goldberg, o homem trata os espaços públicos como locais a serem ocupados por quem chegou primeiro. Sob essa ótica, com o aumento de veículos em vias públicas, o indivíduo que está em seu automóvel vê o local ao seu entorno como algo “recém-conquistado”, por isso, ao ignorar o direito de outro cidadão, consequentemente, provoca episódios de violência ou acidentes fatais. Logo, é necessário reverter esse caótico cenário de forma imediata.
Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para homogeneizar, de maneira positiva, os espaços urbanos. As Prefeituras Municipais, responsáveis pela mobilidade urbana, deverão equipar os veículos coletivos com equipamentos para acessibilidade, além de implantar ciclovias com bicicletas públicas e campanhas para horários de rodízio veicular, por meio de uma redefinição do Plano de Mobilidade Nacional, a fim de democratizar as vias nacionais. Desse modo, será possível facilitar a locomoção pública brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.