Diante disso, observa-se um delicado problema, que tem como causas falta de investimento e insuficiência legislativa. Nesse cenário, ressalta-se, de início que o falta de investimento é princípio do problema. Karl Marx explica que, em uma sociedade capitalista, o centro é o capital. Então, para resolver a escassez do sistema prisional brasileiro, é preciso capital investido, visto que pouco é investido, as celas estão lotadas, escuras, sujas e pouco ventiladas, os indivíduos recebem comida azeda e em pequena quantidade. Assim, para que as penitenciárias sejam promovidas, urge que as iniciativas pública e privada destinem dinheiro para esse fim.
Além disso, o sistema de prisão brasileiro encontra se terra fértil para a insuficiência legislativa. A Constituição Federal de 1988 é a lei básica brasileira que busca garantir o direito a uma vida digna. Porém, essa legislação não tem sido o bastante nas penitenciárias, visto que neste local ocorrem infestação de ratos, percevejos e baratas, presidiários tem dificuldade para obter atendimento médico. Assim, com a Constituição enfraquecida, o problema persiste.
Portanto, tais entraves precisam ser solucionados. Para isso, o Governo Federal deve organizar um grande investimento, por meio da destinação de verbas para o sistema prisional brasileiro, a fim de reverter a má infraestrutura existente. Tal ação pode, ainda, ser documentada pelo canal do YouTube do governo para a população acompanhar os resultados. Paralelamente, é preciso intervir sobre a insuficiência legislativa presente no problema. Para isso, o Senado deve criar um projeto de lei, por meio de pesquisas públicas sobre a falência do sistema prisional brasileiro a fim de reverter a lacuna legislativa. Tal intervenção pode, ainda, ser divulgada pelo serviço midiático de massa para que chegue ao conhecimento da população. Dessa forma, reverter a falta de infraestrutura e a lacuna legislativa, gerando penitenciárias que garantem uma vida digna aos prisioneiros.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada