Em primeiro plano, deve-se ressaltar que o Estado é peça fundamental para entender esse quadro. De acordo com o pensamento keynesiano, é dever do governo de um país garantir os direitos de seus cidadãos. Nesse raciocínio, ao deixar de proporcionar para os educadores a preparação necessária a fim de lidar com portadores de deficiência, os governantes responsáveis criam barreiras para que esses cidadãos acessem um ensino de qualidade. Dessa forma, esses estudantes deixam de experienciar uma educação inclusiva que proporcionaria ferramentas para o desenvolvimento pessoal e cognitivo.
Outrossim, cabe avaliar o desconhecimento de parte dos brasileiros sobre as garantias constitucionais que essas pessoas possuem. Segundo o sociólogo Emmanuel Lévinas, é preciso que todos os indivíduos exercitem a ética da alteridade, ou seja, que se tenha empatia pelo próximo. Nesse contexto, os familiares de portadores de deficiência que não possuem o entendimento adequado sobre as necessidades motoras, sensoriais e cognitivas de seus filhos dificultam a inclusão sociedade por não saberem lidar com essas pessoas, além de , nas escolas, crianças e adolescentes com algum tipo de deficiência serem isolados pelos seus colegas de sala por não se adequarem a certos tipos de atividades escolares. Desse modo, a reeducação da sociedade sobre direitos e deveres é medida que se impõe.
Evidencia-se, portanto, que é primordial desenvolver a educação inclusiva no Brasil. Para tanto, o Poder Legislativo Estadual e Municipal deve elaborar leis com o intuito de criar cursos preparatórios para os professores da rede pública, capacitando-os a desenvolver uma educação mais inclusiva. Além disso, é necessário que a Secretária Especial de Comunicação Social veicule propagandas sobre os direitos das pessoas portadoras de deficiência com a intenção de conscientizar a população.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.