Em primeiro lugar, cabe ressaltar a visão capitalista. Em 1992 no Rio de Janeiro, ocorreu uma das mais importantes conferências ambientais, a "ECO 92", que discutiu sobre a sustentabilidade, o desenvolvimento econômico que não esgota os recursos naturais. No entanto, verifica-se que no Brasil, esse desenvolvimento sustentável tem sido ofuscado pelos interesses capitalistas dos grandes agropecuaristas e indústrias, que sempre querem extrair mais do que o necessário da natureza, sem se preocuparem com a preservação dela. Ademais, essa despreocupação está ligada ao fato de a sustentabilidade limitar parte do consumo natural, e na mesma proporção, o lucro deles.
Além disso, outro ponto é o descaso governamental. A Lei da Política Nacional do Meio Ambiente de 1981, tem como objetivo principal a preservação da qualidade ambiental pela população e pelo Estado. Todavia, mesmo com a existência da Lei de 1981, percebe-se que o Governo Federal tem negligenciado suas funções, como a fiscalização, apoiando assim , de maneira indireta, práticas ilegais no manejo dos biomas brasileiros. Dessa forma, o Estado em face de desastres ambientais, como queimadas e o desmatamento, não age de modo eficiente.
Portanto, medidas são necessárias para amenizar este problema. Para que o conflito entre o desenvolvimento econômico e a defesa do meio ambiente tenha um fim, urge que o Judiciário fiscalize as ações dos grandes agropecuaristas e empresas que fazem o uso da natureza por meio de um programa eficiente de aplicação das leis ambientais existentes. Outrossim, o Ministério da Educação (MEC), deve conscientizar os estudantes sobre a importância da preservação dos biomas nacionais, por meio de debates abertos a comunidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.