Por Anne24
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A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais relevante do país, prevê em seu artigo 6º, o direito à saúde como inerente todo cidadão do país. Conquanto, o estigma associado às pessoas com doenças mentais impossibilita que essa parcela da população desfrute desse direito universal na prática. Nessa perspectiva, o preconceito com indivíduos que sofrem com transtornos mentais e a inexistência de tratamentos eficazes são as causas que promovem a incidência de doenças mentais na sociedade brasileira.


Em primeira análise, deve-se ressaltar que o preconceito é um dos fatores que mais implica no aumento da depressão, ansiedade,transtorno bipolar em outros transtornos mais graves. Nesse sentido, a vítima de psicopatologia não exprime o que sente porque tem medo de ser desprezada e julgada pelos familiares e amigos, por causa de prejulgamentos que define doenças psíquicas como "frescura" ou "drama". Essa conjuntura, relaciona-se com o âmbito da obra "Por Lugares Incríveis", da escritora Jennifer Niven, em que os protagonistas são afligidos por depressão e não demonstram a seus pais e amigos por medo de preconceitos. Infelizmente, a esfera da obra é presente no cotidiano de centenas de brasileiros.

Ademais, é fundamental salientar os tratamentos precários à essas doenças como impulsionador dos estigmas associadas às elas. Nesse contexto, esse quadro contraria a Declaração dos Direitos Humanos, promulgado pela ONU em 1948, a qual declara em seu artigo 25º, o direito à assistência médica como essencial à toda população. Diante desse exposto, governo não contribui para que doenças mentais minimizem,posto que,os recursos terapêuticos são quase ou nenhum pouco eficazes, não há a disponibilização adequada de psicólogos e psiquiatras e a falta de informação sobre o tema somente cooperam para que o Brasil seja o país com mais psicoses na América. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.


Depreende-se portanto, a necessidade de combater tais obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Saúde - órgão responsável pela promoção, prevenção e assistência à saúde dos brasileiros - viabilize cartilhas e palestras que vêm explicar a importância da saúde mental e como tê-la, por meio da intervenção de profissionais qualificados, sobretudo, em escolas, com a finalidade de melhorar a saúde mental no país. Somente assim, se consolidará uma sociedade mentalmente saudável e longe de marcas profundas, aonde o direito escrito pela Magna Carta não fique só no papel.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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