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Por Adreha
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"O cidadão invisível" trata da desvalorização de alguns indivíduos na sociedade brasileira. De fato, a crítica de Dimenstein é verificada na questão da mobilidade urbana, que são muitas vezes estigmatizados e banais por parte da população. Nesse sentido observa-se um delicado problema, que tem como causas a desorganização no gestor público e a lógica capitalista.
Dessa forma, em primeiro análise, a desorganização é um desafio presente no problema. Djamila Ribeiro explica que é preciso tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas. Porém, há um silenciamento instaurado na questão da mobilidade, visto que pouco se fala de melhorias urbana. Assim, urge tirar essa situação da invisibilidade para atuar sobre ela, como defende a pensadora
Em paralelo, a priorização de interesses financeiros é um entrave no que tange ao problema. Para Bauman, os valores da sociedade estão sendo colonizados pela lógica, de mercado. Tal constatação é nítida na sociedade urbana, uma vez que por falta de planejamento, tem deixado a população revoltada. Assim, invertir a lógica e colocar os valores humanos em primeiro lugar é urgente.
Portanto é indispensável intervir sobre o problema. Para isso, o Poder Público deve investir nas ações urbanas no Brasil, por meio da destinação de verbas, a fim de reverter a supremacia de interesses mercadológicos que impera. Tal ação pode, ainda, ser divulgada na mídia de massa para que a população tome conhecimento. Paralelamente, é preciso intervir sobre a lógica pública presente no problema. Dessa maneira, o Brasil poderá ter menos "cidadãos de papel", como defendeu Dimenstein.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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